Extranet

 

Fortaleza recebe atividades histórico-culturais que marcam resgate de laços entre Brasil e Itália

 
O pesquisador ítalo-brasileiro Mário Pereira estará em Fortaleza, entre os dias 10 e 15 de março, para um série de reflexões e encontros de resgate histórico acerca da Segunda Guerra Mundial e os vínculos que envolvem o Brasil e a Itália neste episódio. Na ocasião, estudantes, professores de escolas municipais e líderes comunitários dos bairros Montese e Monte Castelo participarão de visitas guiadas e palestras. A oportunidade marcará resgate dos laços de irmandade entre as cidades de Fortaleza e Montese (IT).
 
A temática, que será apresentada por Mário Pereira nas palestras e visitações, abordará, sobretudo, o lado humano da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Campanha da Itália, com o intuito de despertar a curiosidade, o conhecimento e o interesse histórico dos participantes.
 
Antecedendo a chegada do pesquisador, nos dias 7 e 8 de março, 180 estudantes das escolas municipais Vicente Fialho (Montese) e Paulo Petrola (Monte Castelo), acompanhados por professores, coordenadores e diretores, visitarão monumentos, materiais e equipamentos que relatam a história da participação brasileira na II Guerra Mundial, localizados no 23º Batalhão de Caçadores.
 
A partir desta visita, os alunos realizarão produções textuais e artísticas sobre a vivência e o aprendizado. As criações dos educandos serão apresentadas durante as palestras ministradas por Mário, nas próprias escolas, nos dias 12 e 13 de março. Lideranças comunitárias dos bairros Montese e Monte Castelo também participarão das reflexões nas escolas. Em 15 março, os alunos do Colégio Militar de Fortaleza também receberão palestra.
 
História
Em homenagem à participação dos mais de 25 mil soldados brasileiros, muitos deles cearenses, nesta Guerra que aconteceu entre 1939 e 1945, os bairros Montese e Monte Castelo receberam tais nomeações, antes conhecidos como Pirocaia e Açude João Lopes, respectivamente. As denominações ocorreram porque foi na cidade italiana de Montese, em localidade conhecida como Monte Castelo, que combatentes da FEB venceram um dos mais importantes confrontos contra o nazi-fascismo da Alemanha.
 
Nascido na Itália, Mário Pereira é filho do falecido veterano brasileiro Miguel Pereira. Considerado embaixador da FEB na Itália, é referência para o intercâmbio entre entusiastas e historiadores. Desde 1997, trabalha junto à Embaixada do Brasil em Roma, onde administra e preserva o Monumento Votivo Militar Brasileiro, em Pistoia (IT). Mário produziu documentário sobre a FEB e a Força Aérea Brasileira (FAB) na Itália, que leva como ferramenta em palestras nas escolas, eventos e universidades italianas e brasileiras. Sua produção auxilia, também, inúmeros escritores de livros sobre o tema.
 
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Relações Internacionais e Federativas (Cerif), Secretarias Regionais I e IV, e da Secretaria Municipal de Educação (SME), e o Comando da 10ª Região Militar (RM) de Fortaleza apoiam as atividades de integração, resgate histórico, amizade e intercâmbio cultural entre Brasil/Itália, Fortaleza/Montese.
 
Confira programação
 
Visitas de alunos e professores de escolas municipais e representantes das comunidades dos bairros Montese e Monte Castelo ao 23º Batalhão de Caçadores (BC)
Data: 07/03 (quinta-feira)
Horário: 14h às 15h
 
Data: 08/03 (sexta-feira)
Horário: 8h30 às 9h30
Local: 23º Batalhão de Caçadores (Avenida 13 de Maio, 1589 - Fátima)
 
Palestras ministradas pelo pesquisador Mário Pereira
Data: 12/03 (terça-feira)
Horário: 9h às 10h / 19h30 às 20h30
Local: Escola Municipal Vicente Fialho (Rua Irmã Bazet, 182 - Montese)
 
Data: 13/03 (quarta-feira)
Horário: 14h às 15h
Local: Escola Municipal Paulo Petrola (Avenida Sargento Hermínio, 415 - Monte Castelo)
 
Data: 15/03 (sexta-feira)
Horário: 7h às 8h
Local: Colégio Militar de Fortaleza (Avenida Santos Dumont, 485 - Aldeota)
 
Data: 15/03 (sexta-feira)
Horário: 9h às 10h
Local: Comando da 10ª Região Militar (Avenida Alberto Nepomuceno, s/n - Centro)
 
Entrega de Comenda a Mário Pereira
Data: 15/03 (sexta-feira)
Horário: 10h
Local: Comando da 10ª Região Militar (Avenida Alberto Nepomuceno, s/n - Centro)