Extranet

 

Prefeitura realiza aula inaugural do curso de formação do Programa de Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros (PAPS)

 
 
A Prefeitura de Fortaleza realizou, na manhã desta quinta-feira (28/02), por meio das secretarias da Educação (SME), Saúde (SMS), Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e o Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), a aula inaugural do curso de formação do Programa de Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros (PAPS), destinado a comissões das escolas municipais.
 
No total, 1.686 profissionais da educação participarão de formação continuada sobre a temática. O curso terá carga horária total de 56h e se dará em três etapas. Na primeira, os profissionais terão acesso aos conteúdos por meio do Canal do Servidor, na segunda, participarão de aulas presencias, ministradas na Escola de Governo, no Imparh, e na terceira,  os profissionais irão às unidades escolares apresentar o programa para a comunidade.
 
Em seu discurso, o secretário adjunto da SME, Jefferson Maia, falou sobre a importância do momento para a Rede Municipal de Ensino, destacando que o curso aperfeiçoará as ações de primeiros socorros nas escolas. "A gente sabe que os profissionais das escolas já fazem o possível e o impossível para contornar essas situações de risco, mas com o curso, saberão como agir corretamente, de forma protocolar", explicou.
 
PAPS
 
O programa visa proporcionar um ambiente de maior segurança para todos que estão nas unidades escolares, em especial aos estudantes, com intervenção correta nos casos de acidentes até a chegada do atendimento especializado. Uma das ações do PAPS é a elaboração de uma cartilha destinada às unidades da Rede Municipal, com a proposta de subsidiar o trabalho das comissões instituídas e fortalecer as ações de prevenção de acidentes no contexto escolar.
 
Instituído através da Portaria nº 0924/2018, o PAPS é uma ação prevista no Plano Municipal da Primeira Infância, Fortaleza 2040 e Programa Saúde na Escola (PSE).