Extranet

 

[FORTALEZA] Prefeito Roberto Cláudio assina convênio para fortalecimento das políticas públicas para a primeira infância

 
 
Ação possibilitará criação de selo do Unicef para certificar Unidades Amigas da Criança
 
O prefeito Roberto Cláudio, acompanhado da primeira-dama Carol Bezerra, assinou convênio para desenvolvimento de ações de monitoramento, avaliação e certificação de metas programáticas dos Postos de Saúde inscritos no programa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI), bem como a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, em especial o direito à Saúde, na manhã desta terça-feira (26/02). A atividade, que ocorreu dentro da programação do 1º Seminário da Unidade Amiga da Primeira Infância, realizado no Teatro São José, foi celebrada entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Associação Brasileira de Enfermagem Secção Ceará (ABEn-CE) e a Sociedade Cearense de Pediatria (Socep).
 
“A ideia é termos os dez mandamentos dos cuidados básicos para a infância como um protocolo e prática cotidiana das UAPIs. Isso envolve o pré-natal, a puericultura, vacinação, cuidados que são fundamentais e imprescindíveis. Se eles tiverem acontecendo de forma eficiente, cumprindo todas as etapas, a gente tem certeza que um dos elementos importante para o desenvolvimento da primeira infância está acontecendo de forma adequada, que é o acesso à saúde”, afirmou Roberto Cláudio.
 
A novidade possibilitou também a criação de selo de certificação para a realização das boas práticas na área. “O Unicef é um parceiro fundamental dessa iniciativa e, a partir de agora, vamos lançar um selo para as unidades que conseguirem atingir de forma adequada os dez mandamentos para o bem-estar de crianças. O Unicef concederá esse selo de unidade Amigo da Primeira Infância, atestando que ela está adequadamente acompanhando e acolhendo essas crianças no melhor que é recomendado pela saúde pública e medicina”, completou o Prefeito.
 
A iniciativa tem como intuito fortalecer as ações de saúde e o desenvolvimento adequado na Primeira Infância, por meio das quais os parceiros acompanharão dez metas relacionadas a serviços básicos de puericultura, resultando em certificação e reconhecimento daqueles postos que obtiverem bom desempenho no cuidado à criança nos seus primeiros mil dias de vida. Dentro da parceria, o Unicef prestará apoio e assistência técnica ao Município. Já a Socep e ABEn-CE certificarão os postos de saúde que alcançarem as metas e que serão reconhecidos Unidade Amiga da Primeira Infância.
 
Cristina Albuquerque, responsável do Unicef pela área da Saúde e Primeira Infância , contou as expectativas da instituição com a parceria. “O Unicef vem acompanhando e está junto dessa iniciativa desde o princípio. Estamos com muita esperança de que ela vire uma metodologia, que depois de avaliada, possa ser disseminada não só para o Brasil, mas apresentada ao mundo”, disse.
 
O programa Unidade Amiga da Primeira Infância consiste na entrega de um selo de reconhecimento aos postos de saúde que obtiverem um bom desempenho com assistência adequada e satisfatória no cuidado à criança dentro dos primeiros mil dias de vida.
 
De acordo com Joana Maciel, secretária da Saúde Municipal, uma série de requisitos são necessários para obtenção da certificação. A unidade deve cumprir metas relacionadas à qualificação do atendimento à primeira infância, consultas de pré-natal, número mínimo de consultas das crianças até dois anos, realização dos testes de triagem neonatal disponíveis no SUS (olhinho, orelhinha, pezinho e coraçãozinho, estando os mesmos registrados no prontuário eletrônico dos postos de saúde e na Caderneta de Saúde da Criança), registro de dados antropométricos durante as consultas (perímetro cefálico, peso, estatura e IMC), avaliação adequada dos marcos de desenvolvimento infantil e amamentação exclusiva até os seis meses de vida.
 
As crianças inscritas nos Programas Cresça com Seu Filho/Criança Feliz devem, também, ter sido adequadamente contempladas com as visitas domiciliares preconizadas pelos programas, com a suplementação de ferro e vitamina A realizadas de forma adequada, estarem com a caderneta de vacina atualizada e mães e cuidadores devem ter sido orientados às práticas de higiene bucal, desde o nascimento até o fim do segundo ano de vida.
 
1º Seminário da Unidade Amiga da Primeira Infância
O 1º Seminário da Unidade Amiga da Primeira Infância uniu profissionais e gestores para discutir as dez diretrizes necessárias para obter a certificação do Unicef. Contou ainda com a palestra A importância dos 1.000 primeiros dias de vida, ministrada pela pediatra Maria Tereza Fonseca da Costa.
 
“Esta é mais uma ação voltada para a Primeira Infância. Os primeiros mil dias da criança, aproximadamente até os três anos, são fundamentais para o desenvolvimento delas. Uma criança que é bem cuidada, bem assistida nesse período, terá benefícios que se perpetuarão por toda a vida” , afirmou Carol Bezerra, primeira-dama da Capital.
 
Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza