Extranet

 

Prefeito Roberto Cláudio homenageia alunos da Rede Municipal aprovados no IFCE

 

O prefeito Roberto Cláudio e a secretária de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, homenagearam, nesta sexta-feira (22/02), os 176 alunos da Rede Municipal de Ensino aprovados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) nos processos seletivos de 2018.2 e 2019.1.

O evento aconteceu no Auditório do IFCE e reuniu autoridades, professores, familiares e estudantes como a recém-aprovada Raissa Reis. Emocionada, ela falou sobre o significado do seu ingresso no Instituto.

"Estou num Instituto por onde já passaram as mentes mais férteis da ciência e da tecnologia do nosso País. Invertemos a lógica elitista, e agora esse é o nosso projeto de vida", disse.

Raissa foi aluna da Escola de Tempo Integral Joaquim Francisco de Souza Filho, localizada no Alagadiço Novo, Regional VI. Assim como ela, 40% dos aprovados no IFCE são alunos de escola pública. Por meio do Projeto #EuNoIFCE, a Prefeitura de Fortaleza promove o incentivo e suporte aos estudantes do 9º ano para que participem do processo seletivo. Este trabalho ocorreu ao longo do ano com campanha de emissão dos documentos, aulões de preparação e acompanhamento dos alunos nas inscrições, no dia do prova e no processo de matrícula na instituição federal.

"São jovens da escola pública que têm a oportunidade de cursar o ensino médio com muita qualidade no mesmo Instituto que oferece ensino superior. Por mérito delas, elas poderão acessar um futuro promissor e por isso, é importante celebrá-los e parabenizá-los", afirmou o Prefeito.

Os 176 aprovados no IFCE apontam um crescimento superior a 255%, se comparado a 2014, quando 69 estudantes de escolas públicas ingressaram no Instituto. Neste ano, os Distritos I,II e III aprovaram 50, 43 e 34 aprovados, respectivamente. A Escola Municipal José de Alencar (Distrito I) aprovou 14 alunos; a ETI Professor Joaquim Francisco de Souza Filho (Distrito III) 12 alunos e a ETI Aldemir Martins (Distrito I) aprovou dez alunos.

"Houve um recorde de inscrições, e estamos ocupando 40% do número das vagas que o IFCE disponibiliza. As Escolas de Tempo Integral estão alcançando ótimos índices. Estamos comprovando que quanto mais tempo o aluno fica na escola, maior a possibilidade de ele alcançar sucesso", lembrou a lecretária Dalila Saldanha.

#EuNoIFCE 
O projeto #EuNoIFCE faz parte do Aprender Mais, iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), voltado aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Além de acompanhar e direcionar os alunos em todas as fases do processo seletivo do IFCE, em diferentes etapas - da emissão dos documentos ao processo de efetivação da matrícula, as ações do Aprender Mais têm como foco, também, a melhor preparação dos alunos para o Ensino Médio - por meio do projeto #PartiuEnsinoMédio, e para avaliações externas, como o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece).

Três distritos que se destacaram com maio número de aprovações no IFCE:

Distrito 1 - Océlio Fernandes. 50 alunos aprovados

Distrito 3 - Otílio Diógenes 43 alunos

Distrito 4 - Fred Secundino 34 aprovados