Extranet

 

[FORTALEZA] Prefeitura comemora cinco anos de atuação da Rede Cuca

 

A Prefeitura de Fortaleza comemora, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, no período de 19 a 24 de fevereiro (de terça a domingo), os cinco anos de atuação da Rede Cuca, com programação especial nos equipamentos localizados na Barra do Ceará, Mondubim e Jangurussu e em outros espaços públicos da cidade.

O cronograma de atividades para festejar o aniversário contará com a divulgação, feita pelo prefeito Roberto Cláudio, dos valores previstos para investimento em políticas públicas de juventude até 2020; palestra sobre a Importância de Investimentos em Políticas Públicas de Juventude no Brasil, com o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes, e a reunião do Comitê Executivo Municipal pela Prevenção dos Homicídios na Adolescência (CEMPHA), entre outros.

Durante toda a semana, também serão realizados shows comemorativos ao aniversário da Rede Cuca no Mercado dos Pinhões com a cantora Camila Marieta e Bloco Café Preto,  e na Praia de Iracema, com apresentações das bandas Selvagens à Procura de Lei, Projeto Rivera e o bloco Glitter. Além do lançamento da webtv da Rede Cuca e de editais para o ano de 2019.

Confira a programação completa - https://tinyurl.com/y5hfnugn

Sobre a Rede Cuca
Atualmente, quase um terço da população de Fortaleza é composta por jovens, o que equivale a cerca de 800 mil pessoas. Neste contexto, a Prefeitura de Fortaleza tem priorizado e ampliado o alcance das políticas públicas de juventude na cidade como, por exemplo, a criação da Rede Cuca, em 2014, que é uma rede de proteção social e oportunidades. Formada por três Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), que são os Cucas Barra, Mondubim e Jangurussu, a Rede atende, prioritariamente, jovens de 15 a 29 anos, oferecendo cursos, práticas esportivas, difusão cultural, formações e produções na área de comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e garantia de direitos humanos.

Além disso, a Rede Cuca, que registra mais de um milhão de atendimentos durante esses cinco anos, também visa trazer para a periferia de Fortaleza possibilidades e alternativas de fruição cultural por meio da realização de eventos estratégicos, festivais, mostras, exposições e programação permanente de shows, espetáculos e cinema.

Acesso à cultura
Nestes cinco anos, a Rede Cuca consolidou diversas atividades culturais na grade da programação, dentre elas, sessões de cinemas, espetáculos de dança, teatro, circo e apresentação de bandas nos palcos na Rede Cuca Barra, Jangurussu e Mondubim, ajudando a democratizar, desta maneira, a cultura e ampliando o acesso para todos.

Os projetos culturais realizados na Rede Cuca também oferecem espaços para artistas e grupos locais que estão no início da carreira, fomentando o conhecimento aliado a prática, como é o caso do Festival de Música da Juventude, Festival de Dança e projeto Ensaios Abertos. 

Harmonizando a pluralidade própria da juventude e a diversidade cultural existente em Fortaleza, a prefeitura também promove o Viradão e o Arraiá da Juventude.

Ampliação de oportunidades
Entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019, o Prefeito Roberto Cláudio assinou, junto ao Coordenador de Juventude, Julio Brizzi, as ordens de serviço para a construção dos Cucas Pici e José Walter, que já estão com obras em andamento.

No ano de 2018, a Prefeitura de Fortaleza bateu o recorde de investimento na Rede Cuca, o que resultou na disponibilização de 70.728 vagas em cursos de formação nas áreas de audiovisual, dança, teatro, música, informática, libras, fotografia, inglês, e práticas esportivas.     

Rede de campeões
Em 2018, a oferta de modalidades esportivas saltou de 21, no início do ano, para 27, em dezembro. São elas: cross training, badminton, skate, tênis de mesa, polo aquático, ballet, futsal, futebol de areia, voleibol, vôlei de praia, handebol, pilates, treinamento funcional, massagem desportiva, judô, karatê, basquete, natação, triathlon, hidroginástica, muay thai, MMA, capoeira, jiu-jitsu, nado sincronizado, surf e beach hand.

Durante esses cinco anos, atletas foram destaque e representaram Fortaleza em campeonatos regionais, nacionais e internacionais, trazendo resultados importantes para a cidade.

A Rede Cuca é o primeiro equipamento público de Cross Training do Brasil. As Olimpíadas da Juventude de Fortaleza, o Juventude na Onda,a CopArena e a SuperCopas também são projetos de destaque realizados no equipamento.

Inovação e empregabilidade
A inserção de jovens no mercado de trabalho também faz parte da grade de programação da Rede Cuca. Por este motivo, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude, criou a Coordenação de Trabalho e Empregabilidade na Rede Cuca que possibilita aos jovens a oportunidade de adquirir conhecimentos, por meio de assessoria, oficinas e indicações para vagas.

Juventude ativa e saudável
A Rede Cuca também oferece aos jovens atendimentos relacionados à saúde. Norteada pela percepção do risco em situação de conflitos vivenciados por adolescentes em condições de vulnerabilidade, os três equipamentos também realizam um trabalho que se refere à redução de danos.

A Diretoria de Promoção de Direitos Humanos e Cultura (DPDHC) atua na orientação preventiva, visando a proteção à saúde dos jovens. Dentre as ações, estão os atendimentos psicossocial e encaminhamento a Rede de Proteção Social; atendimento inicial para demandas relacionadas à saúde, o “Cuca Saudável”, espaço de referência na Rede Cuca para as ações de promoção de saúde, que inclui testagens de HIV/Aids, por meio de fluido oral e punção digital, sífilis, Hepatite B e Hepatite C, aconselhamento, educação em saúde e direitos humanos, e orientações sobre os riscos e agravos decorrentes do uso de drogas.

(Com informações da assessoria de comunicação da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude)

Serviço
Prefeitura de Fortaleza comemora cinco anos de atuação da Rede Cuca

Data:19 a 24 de fevereiro (terça a domingo)
Locais:
- Rede Cuca Barra:  Av. Presidente Castelo Branco, 6417 - Barra do Ceará, 
- Rede Cuca Mondubim:  Rua Santa Marlúcia, s/n - Mondubim,
- Rede Cuca Jangurussu: Av. Gov. Leonel Brizola, s/n – Jangurussu
- Mercado dos Pinhões:  Praça Visconde de Pelotas, S/N