Extranet

 

Estudantes participam do I Encontro de Líderes Protagonistas da EJA

 
 
 
Reconhecer as vozes que lideram, incentivam e inspiram na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um dos intuitos do I Encontro de Líderes Protagonistas da EJA, que ocorreu na noite desta quinta-feira (14/02), no auditório Deputado Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará. Alunos representantes dos 84 polos da modalidade da Rede Municipal participaram do encontro, que iniciou com acolhimento musical e seguiu com bate-papo sobre a importância de continuar e concluir os estudos, além de estimular os estudantes a serem personagens principais na escola e nas próprias vidas.
 
A coordenadora de Gestão Escolar da Secretaria Municipal da Educação (SME), Lucidalva Bacelar, reforça que o encontro se propõe, sobretudo, a sensibilizar e promover parceria entre estudantes, Distritos e SME, para ampliar as matrículas da EJA. "Uma pesquisa publicada nesta semana apontou mais uma vez que, quanto menor a escolaridade, mais difícil é se inserir no mercado de trabalho. Estamos fortalecendo esse direito do jovem e adulto de voltar e concluir os estudos com sucesso. No encontro, estimulamos o protagonismo de cada aluno. Melhor que nossa voz é a deles, sendo exemplos e líderes na escola", defende.
 
Para a supervisora do Núcleo da EJA, Karla Barata, o aluno líder da EJA fortalece o protagonismo estudantil e torna a escola mais participativa e democrática, ao valorizar os saberes que cada um já traz. "Nosso foco é promover educação de qualidade para todos os jovens e adultos de Fortaleza. Acredito que com a permanência do aluno na escola e o sucesso nos seus estudos, ele recupera a dignidade e tem melhores perspectivas de vida", avalia.
 
Antes mesmo de ser escolhida líder da EJA, dona Antônia Galdino da Silva, 57 anos, diz que já atuava como uma, pois várias colegas da comunidade voltaram a estudar por sua influência. Aluna da Escola Municipal José Militão de Albuquerque, no Conjunto Ceará (Distrito 5), ela conta que sai de casa de uniforme, com muito orgulho, e fala da facilidade de voltar a estudar a quem encontra de conhecido no caminho da escola.
 
"Nesta semana, uma amiga de mais de 70 anos vai se matricular na EJA. Ela quer, como eu, aprender a escrever. Voltei a estudar porque quero ler a Bíblia. Sonho em concluir meus estudos e me formar em Direito. Nunca é tarde para vencer. Acordo às 4h da manhã para preparar as comidas da minha lanchonete, mas de noite estou na sala de aula. Sou dedicada e estou feliz pela minha evolução, pois já consigo escrever algumas palavras e ler frases", relata entusiasmada dona Antônia. 
 
Quem também veste a camisa de líder da modalidade é Marcos Antônio Moura, 18 anos, aluno da Escola Municipal Francisco Domingos da Silva, bairro Barra do Ceará (Distrito 1). Ele se considera muito participativo e gosta de se engajar nas ações da escola."Parei os estudos por questões de trabalho, mas estou de volta. Hoje me vejo capaz de vencer na vida. Tenho apoio de toda equipe da escola e essa mesma fé que eu tenho no futuro eu passo para os meus amigos. Essa oportunidade do encontro nos incentiva a mostrar para outras pessoas que é preciso acreditar em um futuro melhor", considera.