Extranet

 

Secretário de São Luís visita SME para conhecer experiência exitosa da Rede Municipal na Busca Ativa

 

 

 
Os avanços da Educação de Fortaleza na Busca Ativa, plataforma que atua no combate ao abandono escolar, trouxeram o secretário de Educação de São Luís, Raimundo Moacir Mendes Feitosa, à capital cearense. O gestor esteve na sede da Secretaria Municipal da Educação (SME), na manhã desta quarta-feira (13/02), para conhecer a experiência da Rede Municipal no que se refere às estratégias adotadas, além de entender melhor a realidade do município e como funciona a política de formações de professores.

<<< Confira as fotos da reunião no Facebook da SME >>>

O secretário adjunto da SME, Jefferson Maia, participou da reunião e explicou sobre as características da Rede Municipal, avanços e a importância da Busca Ativa. O gestor reforçou que o combate ao abandono escolar em Fortaleza alcançou índice de 1,4%, o menor de sua história, de acordo com o Censo Escolar 2017. A taxa na Rede Municipal já chegou a ser de 11% em 2008. "A ferramenta contribui na identificação, registro, controle e acompanhamento dos casos em tempo real, para que sejam adotadas as providências necessárias para a garantia da permanência do aluno na escola", explica.
 
Para o gestor de Educação de São Luís, Raimundo Moacir, a visita foi importante para trocar ideias, já que aderiram à plataforma Busca Ativa recentemente. E, segundo ele, conhecer a experiência de Fortaleza encurta e diminui o processo de estruturação e a própria execução da ferramenta. 
 
"Estamos implantando o sistema de gestão escolar em São Luís e um item do sistema é o Busca Ativa, desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Sabemos que Fortaleza está à frente nesse trabalho e é melhor aprender para encurtar caminhos. Achei interessante a explicação da equipe técnica e do secretário Jefferson, muito seguros e com clareza nas informações. Foi muito conhecer o trabalho da Rede", avalia o gestor de São Luís, que esteve acompanhado da assessora técnica pedagógica, Eliane de Jesus Pinheiro; do coordenador de educação, informação e estatística educacional, Thyago de Oliveira Moraes, e da técnica em Educação Especial, Nice Cleudes Borges Lopes.
 
A reunião contou com a participação da gerente da Célula de Planejamento de Rede, Iracema Frota; a coordenadora de Planejamento (Coplan), Luzia Jesuíno; coordenador de Tecnologia da Informação (Coteci), Jonas Bezerra; coordenador do Censo Escolar da SME, Paulo Sarmento; gerente da Célula de Assistência ao Educando, Cíntia Eufrásio, e demais técnicos da coordenadoria de ensino da SME.