Extranet

 

Secretário do Espírito Santo conhece estratégias de Fortaleza para alfabetização na idade certa

 
 
O secretário de Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo, acompanhado da gerente de Educação Básica e Ensino Fundamental, Ana Pacheco, visitou a Escola Municipal João Saraiva Leão, no bairro Lagoa Redonda (Distrito 6), na tarde desta terça-feira. A visita foi para conhecer de perto as estratégicas adotadas pela Rede Municipal de Ensino no trabalho de alfabetização na idade certa. Considerada referência na área, a Educação de Fortaleza alcançou, em 2017, a porcentagem de 94% das crianças alfabetizadas na idade certa, ou seja, até o 2º ano do Ensino Fundamental, de acordo com o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). 
 

Durante a visita, o secretário adjunto da Educação de Fortaleza, Jefferson Maia, apresentou os objetivos e características da Rede Municipal, estratégias e programas focados na alfabetização, assim como o crescimento obtido no Spaece nos últimos anos. “Duas estratégias se destacam no sentido de obtenção de resultados: o monitoramento diário da frequência dos alunos e o crescimento da implantação de Escolas de Tempo Integral (ETI). Nossa meta agora é alfabetizar 100% das crianças na idade certa. Estamos em expansão da Rede e vamos continuar trabalhando”, enfatizou. 
 
A vinda do secretário de Educação do Espírito Santo ao Ceará tem o objetivo de conhecer mais sobre a Educação Infantil, mas o gestor afirmou que fez questão de conhecer, também, o trabalho de Fortaleza no que se refere à alfabetização na idade certa. “A visita foi muito produtiva, é sempre um aprendizado muito grande conhecer outras realidades e ver como funcionam. É claro que os estados são diferentes, mas muitos desafios são semelhantes e próximos. Olhar uma experiência como essa ajuda também a compreender os futuros desafios. Muito do que conheci é aplicável à realidade de Espírito Santo.  Parabéns pelos resultados de Fortaleza”, pontuou Vitor. 
 
A Escola Municipal João Saraiva Leão é uma das unidades da Rede Municipal que foi destaque no Spaece 2017, com 100% dos alunos alfabetizados na idade certa. De acordo com o diretor Giovanni Sombra, desde 2014 a escola está em em ascensão na alfabetização. “Os resultados obtidos são reflexão da parceria entre família, escola, equipe de professores e Secretaria Municipal da Educação. É um trabalho em conjunto em que todos são responsáveis. Na visita, passamos nossas boas experiências para que escolas de outros estados também cresçam”, comenta o gestor.
 
A visita foi acompanhada por uma equipe da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), pela coordenadora do Distrito de Educação 6, Fátima Garcia, pelo coordenador do Ensino Fundamental, Osvaldo Negreiros, pela gerente da Célula de Formação da SME, Elaine de Lima Oliveira, pela gerente de Ensino do Distro 6, Raimunda Rosany Bezerra Magalhães Martins, além de outros técnicos e profissionais da educação.
 

Leia mais: Secretário do Espírito Santo vem ao Ceará para reforçar parceria interinstitucional