Extranet

 

[FORTALEZA] Prefeito Roberto Cláudio inaugura Centro de Educação Infantil Padre Raimundo Leandro de Araújo

 

O prefeito Roberto Cláudio, acompanhado da primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, inaugurou, na noite desta segunda-feira (28/01), o Centro de Educação Infantil (CEI) Padre Raimundo Leandro de Araújo. Instalado no bairro Lagoa Redonda, o equipamento contemplará cerca de 160 crianças de 1 a 5 anos de idade, ampliando a oferta de vagas de creche e pré-escola na Regional VI.

Implantado em área total de 2.800 m², o primeiro CEI entregue pela Prefeitura de Fortaleza em 2019 conta com 1.317,99 m² de área construída. Sua infraestrutura é composta por oito salas de aula com banheiros adaptados, secretaria, coordenação, sala de professores, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia, depósito para material de limpeza, lactário e fraldário.

O projeto, oriundo do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), recebeu investimento equivalente a R$ 2.013.391,70 e dispõe, ainda, de brinquedoteca, sala multiuso, solarium e área de lazer com playground.

“Investimentos como este garantem às crianças o direito à educação precoce para que elas alcancem a adolescência e a vida adulta com o arsenal de aprendizagem necessário. Além do aprendizado, aqui são desenvolvidas a socialização, a alegria e a autoestima. Estimular as crianças em idade precoce, principalmente até os 5 anos de idade, ajudando a aprender a andar, a falar, a desenvolver a coordenação motora, as letras e os números, tudo isso faz toda a diferença em seu desenvolvimento. Além disso, a melhor resposta que a gente pode dar no combate à violência e à vulnerabilidade é a oportunidade. Continuaremos investindo nesse propósito”, declarou o Prefeito, que, na ocasião, esteve acompanhado por secretários municipais e estaduais; vereadores, além de deputados, lideranças políticas e comunitárias.

Durante a solenidade de inauguração, a comunidade conheceu as instalações do novo espaço, que ofertará turmas de creche em tempo integral, oferecendo 5 refeições diárias e contemplando crianças de 1 a 3 anos. Já os alunos de 4 e 5 anos contarão com atividades letivas de pré-escola, cujas matrículas serão oferecidas em dois turnos distintos, manhã e tarde.

Larissa Duarte, moradora do entorno, aprovou a estrutura e a logística de funcionamento. “Vim conhecer o espaço com a minha filha, Ana Larissa. Espero que ela venha estudar aqui em breve e tenha muitas oportunidades de passar o dia aprendendo para ser alguém na vida. A Prefeitura está de parabéns”, avaliou.

Educação Infantil

A expansão da oferta de vagas voltadas à educação infantil tem se consolidado marca registrada da gestão do prefeito Roberto Cláudio. Com a inauguração do CEI Padre Raimundo Leandro de Araújo, dentre equipamentos construídos, reformados, municipalizados e oriundos de parcerias, a Prefeitura de Fortaleza chega a 117 unidades de Educação Infantil entregues à população na gestão do prefeito Roberto Cláudio. Só em 2017 e 2018, foram inaugurados 19 novos CEIs.

Em 2019, a Rede Municipal de Ensino passa a contar com 159 Centros de Educação Infantil, além de 96 creches parceiras, totalizando 255 equipamentos atendendo as famílias fortalezenses. Além disso, Fortaleza também possui 143 escolas municipais que possuem turmas de pré-escola.

De acordo com a secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, os esforços desprendidos pela Prefeitura de Fortaleza no tocante à educação infantil continuarão intensificados ao longo de toda a gestão. “Nós estamos executando uma proposta pedagógica totalmente consolidada com foco na educação integral das nossas crianças”, garantiu.

Homenagem

Durante a solenidade, Roberto Cláudio discursou em homenagem ao padre Raimundo Leandro de Araújo, personalidade que dá nome ao novo equipamento municipal.
“Líder espiritual, conselheiro e apoiador das lutas, o Padre foi um grande benfeitor dessa comunidade, à qual serviu por 8 anos. Agora, por iniciativa do vereador Evaldo Lima, está imortalizado. Esta homenagem é mais do que merecida”, declarou.

Com informações do Portal da Prefeitura de Fortaleza.