Extranet

 

[FORTALEZA] Prefeito Roberto Cláudio inaugura 11º Núcleo de Desenvolvimento Infantil

 

O espaço fica localizado no posto de saúde Flávio Marcílio e promove a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor das crianças

O prefeito Roberto Cláudio inaugurou o 11º Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) de Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (16/01), no bairro Mucuripe (Regional II). Denominado José Amora Neto, o espaço fica localizado no posto de saúde Flávio Marcílio e realizará a identificação e acompanhamento de crianças com atrasos cognitivos, além de promover o fortalecimento do desenvolvimento delas no tempo correto.

“A gente sabe que o deficit de desenvolvimento não estimulado nesta etapa da vida pode comprometer o futuro dessas crianças. Estamos garantindo essa política pública na ponta às comunidades, no posto de saúde, para identificar algum deficit desse desenvolvimento e, ao mesmo tempo, promover um trabalho de estímulo precoce no momento adequado”, afirmou Roberto Cláudio.

O NDI promove a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor das crianças com o objetivo de prevenir atrasos e potencializar as atividades cognitivas, funcionais, posturais, assim como habilidades e competências, além de proporcionar a integração das crianças em grupos familiar, social e escolar.

O projeto faz parte do Programa Cidade Amiga da Criança, desenvolvido pelo Gabinete da Primeira Dama Carol Bezerra, e compõe as estratégias de fortalecimento das políticas públicas direcionadas para a Primeira Infância, possibilitando que as crianças e seus familiares recebam acompanhamento e assistência por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e das equipes multidisciplinares formadas por profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). 

Joana Maciel, secretária da Saúde, contou que a atividade faz parte de um conjunto de ações para o bem-estar das crianças do Município. “É uma ação de uma política macro, do fortalecimento da Primeira Infância. Temos como carro chefe o programa Cresça com seu Filho, temos também a Unidade Amiga da Criança, em que vemos todos os aspectos da puericultura, do acompanhamento nos primeiros anos de vida. O Núcleo tem como objetivo diagnosticar precocemente qualquer alteração ou retardo no desenvolvimento infantil”, completou.

Mãe de uma menina de 11 meses atendida na unidade, Maria Luciana de Oliveira aprovou o novo serviço. “O espaço é ótimo, tem profissionais bons. A gente percebe que aqui vão desenvolver bem as capacidades das crianças. É uma certeza de que elas vão poder ter uma vida normal, aprendendo tudo na idade certa”, disse.

Graças aos Núcleos, foram avaliadas, até o momento, 135 crianças, das quais 45 permanecem em acompanhamento. Nesta sexta-feira (18/01), será inaugurado o 12º Núcleo de Desenvolvimento Infantil da Capital, no bairro Vicente Pinzón (Regional II).

Unidade Amiga da Primeira Infância e Selo de reconhecimento da Unicef

Fortaleza conta em alguns equipamentos de atendimento primário no conceito Unidade Amiga da Primeira Infância. Eles têm foco e atenção prioritária no atendimento do público infantil, seguindo um protocolo, inclusive, que envolve imunização, pré-natal, estímulo precoce, puericultura.

Aquelas que cumprem esse protocolo receberão do município o Selo Unidade Amiga da Primeira Infância. O trabalho, acompanhado pela Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), possibilitará ainda oficialização do Selo como ferramenta da própria Unicef, que deseja tornar a atividade da capital cearense política nacional de apoio à saúde das crianças brasileiras.