Extranet

 

Comitiva de profissionais da Rede participa da abertura da Jornada de Gestão Escolar em Baturité

 

 

 
Cerca de 100 profissionais da Rede Municipal, entre professores, coordenadores e professores que atingiram os melhores resultados no Ideb 2017, além de gestores e técnicos da Secretaria Municipal da Educação (SME), participam da  "Jornada de Gestão Escolar - Para a Formação de Diretores Escolares e Coordenadores Pedagógicos e Seminário Científico", cuja abertura ocorreu nesta sexta-feira (07/12). O evento segue até o domingo (09/12), no Mosteiro dos Jesuítas, na Serra de Baturité. 
 

Confira galeria de fotos completa no Facebook da SME

 
A cerimônia de abertura trouxe a palestra do professor e doutor Cipriano Luckesi, com o tema "É possível reinventar a escola por meio da avaliação?". Para a secretária da Educação, Dalila Saldanha, a palestra de Luckesi foi oportunidade de todos os profissionais da Rede apreenderem com um autor e pesquisador que é referência na educação. “É uma honra participar deste evento. O Luckesi já é um parceiro da SME. Tenho certeza de que saímos da palestra com novas ideias e inspirações deste que é um dos autores que mais contribuem para a formação de educadores. Espero que os próximos dias de aprendizados sejam de mais e mais conhecimentos”, deseja.

Na palestra, Luckesi afirmou que é possível, sim, reinventar a escola por meio da avaliação - não só o ambiente escolar, mas todo ato humano é reiventado a partir da avaliação. “Podemos comparar a avaliação como o personagem Grilo, da história infantil Pinóquio. O inseto só diz no ouvido do menino o que é certo e errado. A avaliação faz isso. Ela não diz o que fazer, só mostra o que está positivo ou não. A decisão e o agir é nossa, é do gestor. Acredito que avaliação e ciência são bases para construir escolas saudáveis”, defende. 

Experiência
No primeiro dia de evento, a diretora Patrícia Cordeiro, da Escola de Tempo Integral (ETI) Diogo Vital de Siqueira, no José Walter (Distrito 4), afirma que os aprendizados já foram muitos. Segundo ela, a palestra de abertura foi esclarecedora. “Conseguimos excelentes resultados no Ideb porque focamos no aluno, acolhemos cada um. A palestra veio para mostrar como é importante o acolhimento do aluno e também acreditar na aprendizagem. Observamos vários alunos que mudaram completamente e já formularam um projeto de vida”, comenta. 
 
Também da ETI Diogo Vital, a professora Evani Guedes está empolgada com os próximos dias de programação da Jornada de Gestão Escolar. “O evento iniciou com conhecimento rico de um dos principais nomes da educação. Nos reafirmou a importância da avaliação no sentido de construção, não de qualificação. Espero que a jornada acrescente mais em nossas vidas e carreiras. Estou ansiosa para as próximas programações”, diz Evani.  
 
 
 

A reflexão sobre a avaliação proposta por Luckesi é algo que Luciana Mota, diretora da Escola Municipal José Ramos Torres de Melo, no Mucuripe (Distrito 2), quer levar para os demais colegas. Para ela, a palestra foi encantadora e motivadora para mostrar o outro lado da avaliação, não só como um mero indicativo quantitativo, mas como um orientador que pode transformar a realidade nas unidades, mas isso a partir da ação. Luciana espera “mais reflexões e lições nos próximos dias de eventos, para acrescentar mais ainda no trabalho”.

 
Para a gestora escolar Patrícia Albuquerque, da Escola Municipal Monteiro Lobato, no José Walter (Distrito 4), é gratificante saber que está participando do evento por conta do resultado positivo do trabalho desenvolvido por todos da escola no Ideb. “Trabalhamos muito sobre a avaliação, e o Luckesi é o autor que temos base. Tenho certeza de que os conhecimentos adquiridos vão contribuir para nosso trabalho pedagógico. Espero levar toda essa bagagem de aprendizado e compartilhar com todos na escola”, prevê. 
 
Evento
A Jornada de Gestão Escolar, organizado pela Editora Caminhar, tem como objetivo de sensibilizar gestores escolares e professores para o sentido e o significado da avaliação no contexto da escola hoje. A programação do encontro também inclui conferências sobre temas como a Base Nacional Comum Curricular e a Gestão Escolar, exposições e vendas de livros, atividades culturais e mesas redondas.