Extranet

USUÁRIO:

Sair

 

SME realiza Papo de Futuro com os alunos gremistas do Distrito 3

 
 
A Secretaria Municipal da Educação (SME) realizou, na manhã desta quarta-feira (05/12), no Centro de Convivência do Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará, a terceira edição do “Papo de Futuro” em 2018. O encontro, que acontece desde o ano passado, desta vez reuniu escolas do Distrito de Educação 3 e trouxe alunos gremistas com o propósito de representar as unidades escolares em que estudam.
 
Durante a abertura do evento, os estudantes foram acolhidos pelo coordenador do Distrito 3, Otílio Diógenes. Em seguida, foi aberto um espaço com muita música e com roda de violão por professores e coordenadores.

<<< Confira todas as fotos do Papo de Futuro no Facebook da SME >>>

 
Neste encontro, a secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, apresentou as metas desempenhadas pela pasta e incentivou que o protagonismo estudantil dos alunos dentro do ambiente escolar é fundamental para que haja um diálogo democrático sobre as questões relacionadas à Rede Municipal de Ensino.
 
  
 
De acordo com a secretária, o momento foi de muita felicidade pois vários princípios da gestão autônoma e democrática puderam ser ensinados aos estudantes. “Estou feliz por estar avaliando nosso trabalho a partir de cada um de vocês. A razão de todo nosso compromisso e batalha diária é o sucesso de vocês. Eu acredito que iremos conseguir construir, através da educação, uma sociedade mais justa e igualitária. Então eu saio daqui alegre em ver o protagonismo de vocês a partir da aprendizagem que vocês tiveram, que é o que faz a diferença”, comemora.
 
A aluna Anny Sousa, 13 anos, do 6° ano da Escola Municipal Monsenhor Linhares, destacou as contribuições positivas que o encontro trouxe para a sua formação política e que são fundamentais para o seu protagonismo estudantil. "Estou me sentindo lisonjeada porque é uma honra está aqui representando os alunos da escol. Acho muito legal ouvir essa troca de experiência com os outros estudantes. Eu acredito que nós somos o futuro do Brasil e precisamos ter um ponto de vista nosso sobre nossos objetivos para que a gente possa conseguir ser protagonistas dos nossos sonhos, se dedicando e se empenhando”, explica.
 
Papo de Futuro
O principal objetivo do “Papo de Futuro” é incentivar a participação política dos estudantes, que estão engajados em projetos de cunho social, político e cultural nas escolas, se preocupando por incentivar a colaboração participativa dos alunos frente ao sistema público de ensino, no sentido de horizontalizar e exercitar esses diálogos que possibilitam o protagonismo juvenil.