Extranet

USUÁRIO:

Sair

 

Diretor da Rede Municipal compartilha experiência do Projeto EMPAZ em São Paulo

 
 
O diretor da Escola Municipal Professora Terezinha Parente, Adriano Nascimento, participou, entre os dias 28 e 30 de novembro, do Fórum Nacional de Justiça Restaurativa no Brasil, que aconteceu no Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo (CDHEP), em São Paulo (SP).
 
O Fórum teve como objetivo aprofundar reflexões e experiências locais e nacionais de ativistas de movimentos comunitários e sociais, igrejas, pastorais, operadores do direito e institutos de pesquisa para elaborar sínteses e questões que impulsionam a Justiça Restaurativa Comunitária no Brasil.
 
No evento, que abordou o tema “Desigualdades e Identidades Sociais: Instaurar Direitos e Restaurar o Justo”, o gestor compartilhou a experiência do Projeto EMPAZ - Escola Mediadora que promove a paz, ação da Secretaria Municipal da Educação (SME), implementada em 2018, que tem gerado resultados positivos nas resoluções de conflitos e na implementação da cultura de paz na unidade escolar.
 
Para Adriano, participar do Fórum foi uma oportunidade ímpar, uma vez que era o único gestor escolar a socializar experiência exitosa na perspectiva da justiça restaurativa. "Poder servir de exemplo para outras redes de ensino, onde a cultura de paz e a mediação escolar são realmente ferramentas possíveis para se efetivar uma gestão participativa e democrática. É motivo de muito orgulho", destacou.