Extranet

 

Dia do Diretor é celebrado com homenagens e debate sobre os desafios da gestão escolar

 
 
Em uma manhã de homenagens, os diretores da Rede Municipal participaram de encontro comemorativo ao Dia do Diretor, nesta segunda-feira (12/11), no auditório Deputado Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará. O evento contou com a participação do prefeito Roberto Cláudio, que, ao lado da secretária da Educação, Dalila Saldanha, celebrou a função dos diretores como primordial para os avanços obtidos na Educação.  
 
“Boa parte dos avanços eu atribuo a essa gestão meritocrata que escolhe os profissionais da educação pela qualidade, pela vocação e não mais por indicação política. A gestão pedagógica e administrativa é essencial para que dentro de sala de aula, a aprendizagem aconteça de forma satisfatória”, destacou o prefeito Roberto Cláudio.  

>>> Confira todas as imagens do evento no Facebook da SME<<<

Para a secretária Dalila Saldanha, compartilhar o desafio de cuidar da educação de Fortaleza é uma missão dividida com orgulho e alegria com os diretores das unidades municipais. “Nossos indicadores apontam que 93% das crianças estão com aprendizado desejado. Temos agora o desafio de avançar série por série e, para isso, estamos dando mais autonomia financeira e administrativa para as escolas e fazendo com que os gestores continuem participando de formação continuada para que eles se desenvolvam ainda mais profissionalmente”, avaliou.

Durante o encontro, os gestores foram recepcionados com flores, ao som ao vivo do violinista e professor da Rede Elves Sousa Brandão, e acompanharam, ainda, a mesa redonda sobre "Gestão Escolar e os Desafios Contemporâneos".  

O evento também foi marcado pelo lançamento da campanha Novembro Gestor - que, ao longo do mês, divulgará experiências de diretores dos 6 Distritos de Educação na Intranet e no Facebook da Secretaria Municipal da Educação (SME) - e do "Selo Escola e Sustentabilidade”, cujo edital será apresentado no dia 3 de dezembro. Também foi apresentado o canal "Lá na Minha Escola", espaço permanente na Intranet de divulgação de experiências exitosas na gestão. 
 
 
Durante o evento, também foi lançada a campanha Novembro Gestor e o Selo Escola e Sustentabilidade 
 
Debate
Durante as discussões da mesa redonda sobre gestão escolar e os desafios contemporâneos, os convidados foram o deputado federal eleito Idilvan Alencar; o secretário da Educação do Estado do Ceará, Rogers Mendes; o doutor em Educação, Casemiro Campos; e a diretora da Escola de Tempo Integral (ETI), Veranice Franco. Eles abordaram a questão do processo pedagógico no mundo contemporâneo e a conscientização dos professores para que promovam a construção da cidadania em sala de aula.  

Para o secretário da Educação do Ceará, Rogers Mendes, a significância do diretor se dá pela sua missão no ambiente escolar. "Os avanços e resultados da escola têm o trabalho do diretor por trás. Acredito que o reconhecimento a esse profissional se dá por sua grande responsabilidade no ambiente escolar. A mensagem que deixo aos diretores é que continuem acreditando que sua função é estratégica para o sucesso educacional", enfatiza.
 
Com uma trajetória de mais de 13 anos na gestão escolar, Andrea Rodrigues Bastos, diretora da Escola Municipal Moura Brasil, no Moura Brasil (Distrito 1), reconhece que a profissão é árdua, mas, ao ver a evolução das crianças, a motivação é renovada diariamente. "Fomos recebidos por flores no evento em homenagem ao Dia do Diretor e isso me deixou tão feliz. É algo tão simples mas tem significado grande porque a gente planta sementes e a rosa já é uma colheita. Isso mostra valorização e a atual gestão preza por isso. O evento mostra pessoas felizes em fazer o que fazem", avalia a diretora.


Confira mais depoimentos de diretores:

"Escolhi ser gestora não por status, mas acredito que, com a profissão, poderia realizar o sonho de contribuir mais ainda com a educação. O diretor é o mestre de todos os processos. O evento é um reconhecimento de todo nosso esforço. Afinal, o diretor fica por trás, ele nunca é visto. E nesse encontro somos vistos e isso já revigora nossas energias".
Vilma Amaral, Escola Municipal José Sobreira de Amorim, no Cajazeiras (Distrito 2)   

"Sou diretor há menos de um ano. É uma transição que leva um tempo para entender o empoderamento que o cargo dá. Acho importante o evento porque possibilita a trocar experiência entre os gestores. Tivemos a oportunidade de conversar com diretores que já conhece o caminho das pedras. A gente se identifica e se inspira".
Ademar Lopes Garcia, Escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Rocha, no Joaquim Távora  

"Sou gestora escolar há cinco anos e minha missão é dá condições e suporte ao professor para que ele fazer diferença na educação. Como estamos na gestão, queremos que as coisas aconteçam. Fazendo isso, eu cumpro minha missão. O evento é um reconhecimento. Claro que o sucesso da escola é resultado de um trabalho em grupo, mas o diretor tem um trabalho importante que faz a escola avançar. Os diretores se sentem estimulamos e com energia de fazer sempre o melhor". 
Veranice Franco, da Escola de Tempo Integral (ETI) Antônio Girão Barroso, no Jangurussu (Distrito 6)  

"O evento é um reconhecimento do trabalho e é um momento de reflexão dos desafios do ano que vem - e nada melhor do que neste dia. Sabemos que a gestão na escola tem que estar sendo repensado diariamente. É um cargo desafiador e precisa de coragem".
Marcos Dorelande, da Escola Municipal Raimundo Moreira Sena, do Bom Jardim (Distrito 5)