Extranet

 

Tarde de serviços marca comemoração do Dia do Servidor na SME

 

Cerca de 80 profissionais da Secretaria Municipal da Educação (SME) participaram da tarde de serviços em celebração ao Dia do Servidor, realizado nesta segunda-feira (29/10), no 1º andar do prédio da SME. O encontro teve como temática a Campanha Outubro Rosa, com conscientização do câncer de mama, orientação sobre o autoexame e serviços de diagnóstico nutricional, aferição de pressão e glicemia e degustação de sucos antioxidantes. O evento foi realizado pela SME, por meio da Assessoria de Tempo Integral (Assedi).
 
Quem aproveitou o evento para cuidar da saúde foi a assistente administrativa Rosemary Leça, da Coordenadoria de Infraestrutura (Coinf). Com a meta de perder 4kg até o fim do ano, ela aproveitou a oportunidade para verificar o peso e conversar com a nutricionista. "Tenho pressão alta e quando soube na hora vim participar da ação. Foi ótimo, pois durante o trabalho pude aferir a pressão, soube que perdi 6kg - faltam mais quatro até o fim do ano, e ainda conversei com a nutri. Meu retorno à minha médica será em dezembro e foi ótimo saber desde já que estou no caminho certo do meu objetivo. Começo a semana bem feliz", comemora.
 
A técnica Claudia Rodrigues, da Coordenação de Articulação da Comunidade e Gestão Escolar (Cogest), que é hipertensa e diabética, conferiu na ação se a saúde estava em dia. Além dos testes, recebeu orientações da nutricionista. "Estava tudo na normalidade, graças a Deus. Gostei muito da ação, porque podemos ficar alertas de como anda a saúde. Na correria, às vezes, não sobra tempo. Hoje ainda recebi dicas de alimentação. Espero que as próximas ações tenham mais serviços", observa.
 
A receita do suco antioxidante de beterraba foi passada para Sandra Rocha Lima, do serviço geral. Ela aproveitou a ação para fazer avaliação nutricional, aferir pressão e glicemia. "Gostei muito do suco, já peguei a receita com a nutricionista e vou fazer. Ele bem gelado deve ser delícia e ainda faz bem para a saúde", comenta Sandra.     
 
Orientações sobre a prevenção do câncer de mama fizeram parte da programação do evento do Dia do Servidor

Parceria
O evento teve participação da nutricionista da Assedi, Ana Clarissa Bertini Bastos, estagiárias do curso de Nutrição, e profissionais de saúde do Posto Unidade de Atenção Primária de Saúde Irmã Hercilia, no São João do Tauape. A enfermeira Marymar Figueiredo comenta que os profissionais atendidos ficaram satisfeitos em participar da ação. Ela cita que um servidor estava com a glicemia alterada e tomou conhecimento no evento. Na avaliação dela, "este tipo de encontro possibilita às pessoas identificarem problemas como pressão e diabetes. É uma facilidade na rotina e todo mundo gostou".
  
O encontro foi uma realização da Assedi, em parceria com a Célula de Alimentação Escolar (Ceae) e da Coordenadoria Estratégica do Provimentos da Rede Escolar (Coepro).