Extranet

 

Quinteto de professores diretores de turma partilha vivências em 3º encontro da Quarta Docente

 

Lado a lado com o aluno, o Professor Diretor de Turma (PDT) é o profissional que não só ensina, mas acompanha, orienta, aconselha e estabelece relação amiga com o estudante. Para dialogar sobre o assunto, o terceiro encontro da Quarta Docente trouxe o debate em pauta com cinco PDTs na tarde desta quarta-feira (24/10), no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Filgueiras Lima, no bairro Jardim América (Distrito 4). O quarto e último dia da série de encontros será na próxima quarta-feira (31/10).
 
Um dos cinco professores convidados para este encontro foi o professor Dennis Brandão, da ETI Álvaro Costa, no Jangurussu (Distrito 6), que compartilhou com os demais profissionais o projeto "Gestão em Sala de Aula do PDT: uma relação de amizade que favorece a aprendizagem". Ele abordou como este relacionamento entre professor e aluno pode agregar na vida escolar, pessoal e familiar do aluno. Assim, a escola garante a permanência, o sucesso e a formação do aluno cidadão. 
 
"Construímos uma relação com os alunos em que somos vistos como uma referência. Eles pedem conselhos e falam sobre tudo. Conversamos sobre ética e cidadania, ouvimos e compartilhamos experiências. Dividir estas práticas com os demais professores é uma oportunidade de mostrar novos caminhos para o nosso trabalho. Amplia nosso horizonte", avalia.
 
Quarto e último encontro da Quarta Docente será na próxima quarta-feira, 31/10. Participe!
 
Recente na função de Professor Diretor de Turma, Henrique Fernandes Ferreira comemora a pauta do debate ser a atuação deste profissional. Com 15 anos de carreira na educação, ele afirma que a oportunidade de aprender no evento será fundamental para os próximos desafios na gestão. Nestes anos de carreira, o professor considera esta uma prática nova. Na sua percepção, "a necessidade do diálogo e do compartilhamento de ideias é real. As experiências divididas pelos profissionais podem ajudar a melhor a realidade em outras unidade. Os aprendizados me ajudaram muito e, sem dúvida, vai me dar embasamento para novas práticas do meu trabalho".  
 
Quinteto de professores Evilásio Oliveira, Patrícia Oliveira Gomes, Marília Franco Soares, Dennis Brandão e 
Ronaldo Ferreira foi certificado pela participação no encontro 
 
Conhecimentos  
As vivências na função foram abordadas pela professora Marília Franco Soares, da ETI Diogo Vital de Siqueira, no José Walter (Distrito 4). Ela enfatizou que as atividades do Professor Diretor de Turma envolvem trabalhos coletivos e enumera as principais atribuições. "Na atuação do profissional, o planejamento e execução da aula formação cidadã e de orientação são fundamentais para um bom desenvolvimento do aluno. Além disso, é importante a complementação do ensino com palestras, para que o estudante se depare com experiências e perspectivas diversas que proporcionam momentos de reflexão e aprendizado", pontua.
 
O professor Evilásio Oliveira, da ETI Prof. Joaquim Francisco de Sousa Filho, no Presidente Kennedy (Distrito 3), falou sobre o Professor Diretor de Turma e as possibilidades para uma educação interdimensional. No debate, ainda reforçou o papel de encontros como o Quarta Docente. "Desde que comecei a atuar na Rede Municipal e vi tantos projetos realizados em sala de aula, sentia que precisávamos de espaços como esses, de troca de práticas e aprendizados. A troca até nos anima a compartilhar e conhecer novas ideias. Espero que projetos como este se multipliquem no município", deseja. 
 

Leia mais: