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Primeiro dia do Seminário Trajetórias de Sucesso 2018 traz debates sobre produção textual

 
 
 
Rodas de conversa, reflexões e trabalhos sobre leitura e produção textual marcaram o primeiro dia do Seminário Trajetórias de Sucesso na Sala de Aula 2018, que ocorreu nesta quinta-feira (18/10), na Assembleia Legislativa do Ceará. Pela manhã, a abertura ocorreu no auditório Deputado Murilo Aguiar, com mesa de diálogos sobre "O Ensino da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um diálogo entre as práticas de linguagem". Na cerimônia, houve ainda apresentação do Verso de Boca, grupo de poesia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O I Seminário Trajetórias de Sucesso na Sala de Aula, realizado pela Secretaria Municipal da Educação (SME), por meio da Célula de Formação da Coordenadoria do Ensino Fundamental, segue nos dias 19, 23 e 24 de outubro, como uma das ações de valorização da prática do professor pensada para o Outubro Docente, programação especial no mês do Dia do Professor.

A mesa de diálogos da abertura do seminário ocorreu com a explicação de três trabalhos de professores convidadas, dentro da temática maior sobre o ensino da língua portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A professora Jovanna Pinheiro Medeiros Marinho trouxe o debate sobre a prática de leitura do texto literário nas séries iniciais, ao levantar reflexões acerca da importância da literatura estar presente nesta fase.

"O texto literário nas escolas costuma sofrer recortes dos professores na ideia de tornar o texto acessível ao aluno. Mas é preciso trabalhar a obra como um todo. A reflexão da literatura nos ensina sobre a vida. Retirar fragmentos do contexto original acaba por restringir a percepção do estudante. No final do século XX, a literatura vem sofrendo um declínio cultural e social. Queremos propor a reflexão e defender que se faz necessária a prática da leitura dessa linguagem com as crianças", argumenta. 

Apresentação do Verso de Boca, grupo de poesia da UFC

 

Aprendizado
A professora Jacinta Meneses, da Escola de Tempo Integral Ambiental Dra. Francisca de Assis Canito da Frota, no Dionísio Torres (Distrito 2), participou da abertura e saiu do evento reflexiva com os debates, além de entusiasmada para assistir aos trabalhos nos outros dias. "Pensar no papel da literatura é oportuna porque ela não pode ser esquecida. Afinal, queremos formar leitores e não podemos deixá-la de lado. A reflexão é válida no atual cenário brasileiro. No geral, acredito que a ideia do seminário é inovadora porque podemos modernizar nossa visão com trabalhos exitosos de professores. Quero buscar uma luz nesses projetos e espero conhecer experiências que possam ser replicadas na minha rotina profissional", deseja.  
 
Desafios
A prática do texto escrito e multissemiótico na sala de aula foi a abordagem da professora e doutora Francisca Poliane Lima de Oliveira, que abordou o desafio do educador de trazer produção textual com práticas contextualizadas e desassociar a prática de texto à redação simplesmente. "A tradição do ensino na produção de texto é centrada em levar ao aluno a colocar o pensamento em forma de linguagem e seguir as regras pela gramática. Como a atividade não fazia sentido e era só para cumprir um protocolo pedagógico, o aluno não se sente dono do texto. É necessário contextualizar tudo à realidade", reforça. 

Já a professora e doutora Meire Virgínia Cabral Gondim falou sobre a prática da análise linguística: o uso consciente de recursos da linguagem, em uma perspectiva de gêneros e concepções de texto. Meire defende que, quando se pensa em análise linguística, é necessário mostrar caminhos de reflexão para os alunos. "Esta é uma recente abordagem para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa integrada à leitura e a produção de textos. Ela adota uma perspectiva de reflexão acerca dos usos que fazemos de nossa língua. Para que, assim, possamos aprender a utilizar recursos existentes na produção e compreensão de textos", explica.
 

Confira a programação:

Dia 19/10 (sexta-feira)
Mesa de diálogos – O ensino da história e da geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: o sujeito na perspectiva espaço-temporal e as implicações para a prática docente.
Participantes: Professores Gleudson Passos Cardoso, Antônio Raimundo de Melo Souza e Liduina Vidal de Almeida.  

Dia 23/10 (terça-feira)
Mesa de diálogos - O ensino de ciências - ciências no cotidiano: a importância do ensino da química, da física e da biologia para o ensino fundamental.
Participantes: Professores Jeanne Barros Leal Pontes Medeiros, Fernando Martins de Paiva e Lindauro da Costa Pereira Júnior.

Dia 24/10 (quarta-feira)
Mesa de diálogos - O ensino da matemática nos anos iniciais  do ensino fundamental na perspectiva da resolução de problemas.
Participantes:  Professoras Juscileide Braga de Castro, Ana Carla Amância Machado e Bárbara Pimenta de Oliveira.


Serviço
I Seminário Trajetórias de Sucesso na Sala de Aula

Data: 19, 23 e 24 de outubro
Horário: 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30
Local: Auditório Deputado Murilo Aguiar - Assembleia Legislativa do Ceará
Endereço: Avenida Desembargador Moreira, 2807 - Dionísio Torres