0

0

0

Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Caravana Aprender+ inicia mobilização nas escolas dos 6 Distritos da Educação

 
 
Em uma soma de trabalhos e esforços, a Secretaria Municipal da Educação (SME) e os seis Distritos da Educação realizam a Caravana Aprender+ nas unidades da Rede Municipal de Fortaleza. A ação visa mobilizar, sensibilizar e motivar as escolas para promover a prática educativa voltada à melhoria da aprendizagem em língua portuguesa e matemática dos alunos, fortalecer o trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido e motivar os alunos para a realização das avaliações externas, como o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece).
 
Os trabalhos já tiveram início nesta quarta-feira (10/10). Entre as ações da programação, estarão palestras motivacionais, peças teatrais, aulões de língua portuguesa e matemática, oficinas, trabalho com cordéis. As atividades da Caravana Aprender+ seguem até 23 de novembro nas unidades escolares de toda Rede Municipal. 
 
O Caravana Aprender+ também tem o objetivo de os resultados das avaliações para o planejamento das intervenções visando à melhoria da aprendizagem
 
Novos critérios do Pemed
Além de intensificar os trabalhos dos 6 Distritos, a Caravana Aprender+ busca divulgar e socializar o Programa Escola com Excelência (Pemed) 2018, que visa premiar, através de recursos financeiros ou bens móveis, às escolas municipais que atinjam metas definidas nos projetos específicos criados pela SME. 
 
Nesta edição, o Pemed conta com novos critérios, premiando as escolas, mas também professores - com certificado e elogio no Diário Oficial - e alunos - com smartphones.
 
Ao premiar as escolas e destacar o êxito do esforço da gestão escolar, alimenta uma cultura de excelência na rede, através da valorização das boas práticas, com uma referência importante e exemplar para a elevação da qualidade do ensino e aprendizagem da Rede, considerando que o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) e o Spaece-Alfa. 
 
A realização da edição 2018 tem como base os seguintes critérios: 
  • Escolas de 2º ano com proficiência igual ou maior a 190 (cento e noventa) pontos no  Spaece-Alfa e que obtiveram a partir de 85% (oitenta e cinco por cento) dos alunos alfabetizados no nível desejável.
  • Escolas de 5º ano que obtiveram proficiência adequada em Português, em Matemática e em Português e Matemática simultaneamente.
  • Escolas de 9º ano que obtiveram proficiência adequada em Português, em Matemática e em Português e Matemática simultaneamente. E aquelas escolas com maior crescimento (a partir de 3%), no desempenho de língua portuguesa e matemática, simultaneamente, em relação ao Spaece do ano anterior serão homenageadas com placas.
  • Alunos de 5º e 9º ano serão premiados com um smartphone os 3 três primeiros alunos de cada escola do município que obtiverem as melhores médias de proficiência adequada em Português e Matemática, simultaneamente, no 5º e no 9º ano do Ensino Fundamental.

Professores receberão certificados e elogio publicado em Diário Oficial aqueles de:

  • 2º ano do município com proficiência a partir de 190 (cento e noventa) e que alfabetizaram 85% (oitenta por cento) de seus alunos;
  • 5º ano da escola com desempenho em nível adequado simultaneamente em português e matemática;
  • 9º ano da escola com desempenho em nível adequado simultaneamente em português e matemática; e
  • 9° ano das escolas do município que obtiveram crescimento (a partir de 3%), no desempenho de língua portuguesa e matemática, simultaneamente, em relação ao Spaece do ano anterior.
 
Preparação
O projeto Caravana Aprender+ faz parte das ações de mobilização da Rede Municipal e toda comunidade escolar para a preparação dos alunos para o Spaece e o Spaece-Alfa, que será aplicado nos dias 27, 28 e 29 de novembro, com a finalidade de diagnosticar a qualidade da educação pública cearense e tem servido de base para implementação de políticas públicas e de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas estaduais e municipais.