Extranet

 

[ATUALIZADO] SME divulga orientações sobre Programa Alfa 3 e convoca Assistentes selecionados

 
A Secretária Municipal da Educação (SME) divulga o resultado da seleção simplificada para assistentes de alfabetização do programa Alfa 3, nesta terça-feira (09/10). A seleção, realizada pelo Núcleo Gestor da Unidade Escolar - através da análise de títulos, destinou-se a atender a demanda por profissionais para as turmas de 3º ano de Ensino Fundamental das escolas municipais, sob regime de voluntariado, conforme a Lei Federal 9.608/1998 e a Lei Municipal 10.194, de 19 de maio de 2014.
 
Os assistentes de alfabetização selecionados deverão comparecer às Unidades Escolares no dia 16 de outubro para início das atividades. Esses Assistentes selecionados deverão, ainda, entregar na escola os documentos abaixo até o dia 20 de outubro, para que seja realizado o ressarcimento.
 
  1. RG e CPF;
  2. Título de Eleitor e comprovante de votação;
  3. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) contendo número da carteira e série;
  4. Carteira de Reservista (caso homem);
  5. Inscrição do PIS ou PASEP;
  6. Folha de Antecedentes da Polícia Federal e da Polícia dos estados onde tenha residido nos últimos dois anos, expedida, no máximo, há seis meses;
  7. Certidão dos Foros da Justiça, em nível Estadual e Federal, no âmbito de competência jurisdicional dos estados onde tenha residido nos últimos dois anos, expedida, no máximo, há seis meses;
  8. Declaração de não vínculo com a Administração Publica do Município de Fortaleza (Portal do Servidor);
  9. Cópia do contrato de abertura de conta corrente ou conta salário individual junto ao Banco do Brasil, ou cópia legível do cartão com informação da Conta e Agência (Este somente a parte da frente).

As atribuições do assistente de alfabetização do programa Alfa 3 incluem realizar atividades de alfabetização com os estudantes; trabalhar em parceria com o professor de forma que as atividades, metodologias e conteúdos estejam em consonância com o trabalho desenvolvido nas turmas de 3º ano; cumprir a carga horária de acordo com as diretrizes e especificidades do programa e acompanhar o desempenho escolar dos alunos.

Entre os objetivos do programa Alfa 3, estão a redução da reprovação no 3° ano e criar metas para que a alfabetização aconteça na idade certa, ou seja, no 2° ano do Ensino Fundamental. Além disso, busca a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar.

O programa faz parte do “Aprender Mais” e integra a agenda permanente da SME.
 

Clique aqui e confira o resultado!