Extranet

 

[OUTUBRO DOCENTE] Edital para Financiamento de Boas Práticas é uma das novidades da edição 2018; confira!

 

Valorizar para reconhecer, motivar e fazer crescer. Nesta perspectiva, no mês em que se celebra o Dia do Professor, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), apresenta programação do Outubro Docente 2018. A cerimônia de lançamento da agenda da edição 2018 ocorreu na tarde desta quarta-feira (03/10), no Teatro Celina Queiroz, da Universidade de Fortaleza (Unifor). 

Uma das principais novidades é o Edital para Financiamento de Boas Práticas nas áreas das ciências e matemática, que será aberto no próximo dia 15 e tem o objetivo de valorizar e estimular os professores para o desenvolvimento de práticas inovadoras na sala de aula. Também foram anunciados o Programa de Promoção Saúde Integral do Profissional da Educação e o Programa de Pós-Graduações (ambos com lançamento previsto para o dia 15), 

A secretária da Educação, Dalila Saldanha, ressaltou que a programação tem como um dos pilares o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos professores que atuam na Rede Municipal. "O Outubro Docente é uma forma de nós, da SME, valorizarmos e incentivarmos os nossos professores. E estar mais perto para conseguimos uma Rede cada vez mais integrada e avançando sempre, para sermos referências na educação", enfatiza.  

Experiências
Na avaliação do professor Paulo Ferreira, da Escola Municipal João Mendes de Andrade, da Granja Lisboa (Distrito 5), a programação do Outubro Docente 2018 oferece mais programas para os professores compartilharem com toda a Rede Municipal os projetos que estão sendo produzidos nas salas de aula. "Nos sentimos valorizados por toda a agenda mensal dedicada a nós. Percebi este ano que a programação está maior, saiu do aspecto pedagógico e incluiu até atividades culturais. O sentimento é de felicidade por termos este reconhecimento", avalia.
 
O evento de lançamento da programação Outubro Docente 2018 também contou com roda de conversa com as professoras da Rede Municipal que foram vencedoras e destaques estaduais na 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil, mediada pela professora Lindalva Carmo.
 

Professoras vencedoras na 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil recebem certificação da secretária, Dalila Saldanha  

Para a professora Maria Valdirene da Silva, uma das vencedoras do Prêmio, a conquista marca um momento importante na carreira. "Gosto do que faço e procuro me dedicar com amor. Sou bastante engajada nas atividades da SME voltadas ao professor. O prêmio em questão foi uma bela surpresa. Desde o início, tive o apoio da minha diretora, que comemorou comigo a vitória. É muito bom ter um gestor que nos motiva. Todos os diretores têm que dar esse incentivo aos professores. Todo reconhecimento da nossa profissão tem valia imensa", considera.   

O evento contou, ainda, com apresentação da banda Velho Cais, formada por professores, alunos e ex-alunos da Escola Municipal Torres de Melo (atualmente monitores do Programa Mais Educação); leitura de cordel do professor Gilson Lopes Franco e apresentação musical com o professor Gilberto Maia.
 

Programação Outubro Docente 2018

 

  • Formação continuada:

Programa Idiomas Sem Fronteiras 
- Tem por objetivo promover ações em prol de uma política linguística para a internacionalização, valorizando a formação especializada de professores de línguas estrangeiras. A realização é da Universidade Estadual do Ceará (Uece).   
- Oferece aos professores de inglês cursos da língua inglesa.
- Inscrições seguem até 10/10.
- Número de professores estimados: 300 professores.

Encontro Formativo: "Abordagem da Implementação da Lei 10639/03”
- Tem por objetivo disseminar as abordagens desta lei, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas. 
- Ocorreu no dia 03/10.
- Número de professores estimados: 80 professores.
 
Encontro de Formação "Memórias de Boabá" 
- Tem por objetivo promover a formação de professores e estudantes da educação básica, graduação e pós-graduação - realizado em parceira pela UFC.
- Será em novembro.
- Número de professores estimados: 100 professores.

Oficina de Autocuidado 
- Tem por objetivo valorizar a essência humana, exercitando a resiliência, a construção de vinculo e da idade do grupo. Voltado a professores do Atendimento Educacional Especializado.   
- Será no dia 11/10.
- Número de professores estimados: 166 professores.
 
Aula de campo com professores pedagogos de menor carga horária 
- Tem por objetivo proporcionar aos educadores momentos de vivência, debate in loco e reflexão sobre o aspecto histórico da cidade. Faz parte do projeto "História em Campo".
- Ação teve início em setembro.
- Número de professores estimados: 180 professores.

 

  • Eventos:

I Seminário Trajetórias de Sucesso na Sala de Aula 
- Ter por objetivo oportunizar a divulgação das práticas exitosas realizadas nas escolas municipais.
Inscrições abertas até 08/10.
Número de professores estimados: 1.200 professores.
Saiba mais: http://intranet.sme.fortaleza.ce.gov.br/index.php/lista-de-noticias/2524-sme-prorroga-inscricoes-de-trabalhos-para-o-i-seminario-trajetorias-de-sucesso-na-sala-de-aula

Jornada de Gestão Pedagógica para Formação de Diretores e Coordenadores
- Tem por objetivo sensibilizar gestores, coordenadores pedagógicos e professores para o sentido e o significado da avaliação no contexto da escola de hoje.
- Será nos dias 7, 8 e 9 de dezembro.
- Número de professores estimados: 100 professores.

Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil: Ampliando o Diálogo
- Tem por objetivo discutir melhoria da qualidade da aprendizagem das crianças na área de leitura e escrita na Educação Infantil. Evento terá a palestra da professora  Dra. Ana Carolina Perrusi Alves Brandão, da Universidade Federal de Pernambuco e estudiosa da temática 
- Será no dia 26 de outubro, no Shopping Riomar Kennedy 
- Número de professores estimados: 500 professores (público: professores da Educação Infantil, coordenadores e formadores)

Salão Docente
- 2ª edição da mostra dos trabalhos dos professores da Rede Municipal, entre a exposição das experiências do Projeto Professor Autor, do Prêmio Professores do Brasil, além dos espaços de ciência, tecnologia, leitura e dos Distritos da Educação.


2ª Edição do Projeto Professor Autor
- Tem por objetivo criar linha editorial com a Coleção “Magistério Municipal de Fortaleza em Destaque”, para socialização das práticas de sala de aula que contribuem para a melhoria dos indicadores educacionais. 
- Haverá a publicação de dois livros do "Projeto Professor Autor".

 

  • Lançamentos:

Programa Promoção Saúde Integral do Profissional da Educação
- Inicia com atividades na academia do professor, que está prevista de ser inaugurada até o final de novembro. É um projeto piloto para em 2019 construir a política de promoção de saúde do professor, que vai englobar três áreas da saúde: vocal, psicomental e física.
- Lançamento previsto para 15/10.

Pós-graduações
Programas de especializações inicia este ano na área da matemática. A proposta é depois implantar mestrados.  
-   Lançamento previsto para 15/10.
 
Edital de Financiamento de Boas Práticas
- Tem por objetivo a seleção de projetos inovadores nos componentes curriculares de matemática e ciências, com a proposta de contribuir para avanço qualitativo do processo de aprendizagem dos estudantes. Como forma de incentivá-los ao desenvolvimento da análise, da criatividade, do letramento científico, do raciocínio lógico e do protagonismo estudantil nas escolas da Rede Municipal.
- Número de projetos que serão contemplados: 100.
- Publicação do edital: 15/10.
 
Avaliação Institucional
Será realizado por adesão das escolas.
- Divulgação: 03/12.
  • Agenda cultural:

- Atividades para professores da Rede Municipal inclui música, cinema, teatro e museus (em breve será divulgada a programação com datas e locais).