Extranet

 

Famílias de alunos com deficiências da Rede Municipal participam de oficina inclusiva

 

Na culminância da Semana da Educação Inclusiva na Rede Municipal, famílias de alunos com deficiências participaram da Oficina de Autocuidado e Inclusão nesta sexta-feira (20/09), no Parque do Cocó.  Participaram do encontro o secretário adjunto, Jefferson Maia, o coordenador do Ensino Fundamental, Oswaldo Negreiros, técnicos da SME e professores de escolas.

O secretário Jefferson Maia reforça a importância da parceria das famílias no processo educacional. “Todos os estudos indicam que as crianças que possuem acompanhamento escolar excelente e que têm assistência familiar adequada contam com possibilidade de apresentarem uma boa formação acadêmica”, considera.

A oficina com os pais dos estudantes foi um momento de integração, troca de informações e dinâmica, ministrada pela técnica da Célula de Mediação Social e Cultura de Paz da Secretaria Municipal da Educação (SME), Joelma Gomes. Ela avalia que o encontro foi uma forma de resgate da autoestima das famílias. "Elas vivenciam situações de desgastes físico e emocional no dia a dia com os filhos. Proporcionamos esse momento ao ar livre com outras famílias e com a valorização da essência humana, podendo contribuir oferecendo todo o apoio para exercitar a resiliência, para eles perceberam que não estão sozinhos, a escola tem esse olhar sensível", pontua.

Quando sua filha chegou à Escola Municipal Raimundo Soares de Souza (Distrito da Educação 4), Marlene Chaves conta do amor e carinho recebido das professoras. “A escola em que minha filha estuda é um ambiente de linda lição de inclusão, ensinada com sensibilidade e respeito. Depois de muito buscar um ensino justo e sem preconceito, posso afirmar que, nesta escola, minha filha é tratada igual aos outros alunos”, disse a mãe.

A Semana da Educação Inclusiva foi promovida pela Secretaria Municipal da Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Ensino Fundamental/Célula de Desenvolvimento Curricular - Núcleo de Inclusão e Diversidade.

Veja algumas fotos da oficina: