Extranet

 

Alunos da ETI Ambiental conhecem a exposição Irmãos Campana e participam de instalação artística

 

Os alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) Ambiental Dra. Francisca de Assis Canito da Frota, no bairro São João do Tauape (Distrito 2), participaram da exposição "Irmãos Campana", na galeria Multiarte. A ação aconteceu, no início deste mês (1/09), e contou com a participação dos pais e responsáveis.

De acordo com o diretor Alysson da Silva, a visita dos alunos à galeria amplia os conhecimentos artísticos, bem como a visão ética dos alunos. “Os estudantes vivenciaram a união do belo com a simplicidade através das obras dos Irmãos Campana”, pontua.

Na galeria, os alunos participaram de uma instalação artística e realizaram atividades envolvendo a modelagem de argila e barro. Esses materiais são oriundos do acidente ecológico que ocorreu na cidade de Mariana (MG), em novembro de 2015, com o rompimento de uma barragem. Os alunos utilizaram a argila e o barro na criação de blocos de tijolos, que representava a reconstrução da cidade. A ação teve como objetivo provocar uma reflexão crítica e consciente sobre os impactos ambientais. 

Eles também foram envolvidos em atividades lúdicas, pintura, colagem e recriação de espaços urbanos, com exercícios que prezaram por sensibilizar na área verde todas as crianças que participaram de uma dinâmica em grupo. Os estudantes interagiram com caixas de sapatos espalhadas pelo gramado que continham mensagens visando conscientizar os alunos sobre a importância do trabalho artístico para melhorar o cognitivo.

Esta ação foi iniciativa da articuladora de aprendizagem Carla Alencar e da supervisora da escola, Leda Dantas. “A aprendizagem além do ambiente escolar é importante, pois estimula a socialização, o entrosamento e a desenvoltura dos estudantes”, afirma Leda.

A exposição dos Irmãos Campana incorpora a ideia de transformação, reinvenção e integração do artesanato na produção de massa. A mostra reuniu 33 peças dos irmãos, além de esculturas individuais criadas pelos artistas.