Extranet

 

Escola Municipal José Bonifácio recebe horta escolar em Ação Verdes Mares

 

     

A Escola Municipal José Bonifácio de Souza, no bairro Planalto Pici (Distrito da Educação 3), recebeu no início deste mês a Horta JBS. O espaço conta com mudas de capim santo, babosa, manjericão, pimenta, alecrim e cebolinha. A entrega fez parte da Ação Verdes Mares, em parceira com a Secretaria Municipal da Educação (SME), juntamente com a Seuma e a Unifor.   

A horta vai auxiliar na formação dos alunos, já que estes se responsabilizam por cuidar das plantas. A diretora da escola, Silvia Socorro Alves, defende que a horta será uma forma de valorizar o protagonismo dos estudantes. “A ideia é que eles cuidam do espaço. Dentro desse contexto, inserimos a oficina de horta escolar no programa Novo Mais Educação”, explica.

Para o professor de matemática Francisco Wanderley Torres, a ação também é importante por conscientizar os jovens sobre a preservação do meio ambiente. “É possível promover a educação integral de crianças e jovens e comunidades do seu entorno por meio das hortas escolares, incorporando a alimentação nutritiva e ambientalmente sustentável”, pontua.

O evento também contou com a participação do coral da Escola José Bonifácio, apresentação de capoeira da Escola de Capoeira Mestre Bob, contação de histórias, shows musicais, brincadeiras, maquiagens e corte de cabelo, palestras educativas e serviço de cidadania, como atendimento jurídico do Escritório de Práticas Jurídicas da Unifor, consulta SPC e cadastro positivo (CDL) e passe livre do Idoso.

A Escola José Bonifácio de Souza atende aproximadamente 800 alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.