Extranet

 

2º Mutirão do Pai Presente atende comunidade da Escola Municipal Aldaci Barbosa

 
 
A comunidade da Escola Municipal Professora Aldaci Barbosa, no bairro Edson Queiroz (Distrito 2), recebeu o 2º Mutirão do Pai Presente no último sábado (15/09). Pais de alunos e moradores do local puderam participar e reconhecer a paternidade dos filhos de forma rápida. O vigilante Francisco Galdino do Nascimento foi um dos pais atendidos na ação. “Eu não poderia perder esta oportunidade de reconhecer a paternidade do meu filho", frisa.
 
O programa é uma parceria do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, com a Secretaria Municipal da Educação (SME) e a Secretaria de Saúde do Estado (Seduc). Ao todo, esta edição será realizada em três escolas municipais. A última parada do mutirão será na Escola Municipal Marieta Guedes Martins, no bairro Novo Mondubim, dia 29 de setembro, para atender as famílias dos Distritos 4 e 5.  
 
A diretora da escola Aldaci Barbosa, Mônica Sampaio, comenta sobre o papel do projeto e a importância das crianças terem a paternidade reconhecida. “É um momento de reconstrução das famílias e dos pais firmar a paternidade dos filhos. Lembrando que é um ato de amor, compromisso e responsabilidade", observa a diretora.

O coordenador do Pai Presente no Ceará, juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), Ernani Pires Pessoa Júnior, defende que o programa é fundamental, pois é um direito de toda pessoa ter um pai declarado na certidão. “Uma vez declarado esse pai, além dos ganhos afetivos, se garantem direitos e dignidade”, defende.
 
A declaração de paternidade pode ser feita espontaneamente pelo pai, solicitada pela mãe
ou pelo filho maior de 18 anos de idade - basta RG, CPF e certidão de nascimento

Programa
O Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) também faz parte do programa e comparece na ação para realizar testes de DNA, gratuitamente, caso haja dúvida em relação à paternidade. Poderão, ainda, ser abertos processos e agendamento de conciliação, caso exista alguma resistência no reconhecimento da paternidade. 
 
Serviço:
3ª Mutirão do Pai Presente
Data: 29 de setembro
Hora: a partir de 8h
Local: Escola Municipal Marieta Guedes Martins, no bairro Novo Mondubim