Extranet

 

Projeto Folcloreando 2018 resulta em exposição de alunos da EM Mª Dalva Marreiro

 

Os trabalhos culturais desenvolvidos por alunos no projeto Folcloreando 2018, da Escola Municipal Maria Dalva Severino Marreiro (Distrito 1), resultaram em uma exposição. O momento teve o protagonismo dos estudantes do Infantil IV ao 2º ano com a apresentação de trabalhos, relatos de experiências e compartilhamento de aprendizados. O projeto ocorre anualmente desde 2014, no mês de agosto, e tem a proposta de disseminar uma das riquezas culturais brasileira: o folclore, com todos seus mitos, lendas, brincadeiras, danças e demais costumes passados por gerações.
 
A coordenadora pedagógica da escola, Ana Claudia Moura, acredita que o tema folclore possibilita aos alunos uma viagem cultural repleta de imaginação, característica tão presente no mundo infantil. Esta experiência favorece a alfabetização e o letramento, através das cantigas de roda, brincadeiras, jogos, ditados populares, adivinhações, provérbios, mitos e lendas. O que possibilita o conhecimento dos alunos e colabora para o resgate e a apropriação das tradições populares.
 
O projeto Folcloreando incentiva os alunos a produzir trabalhos sobre a temática, que, ao final, resulta na exposição. "Os alunos estiveram envolvidos em todo o processo do trabalho: construíram os brinquedos, fizeram os livros de lendas e de adivinhas. Eles mesmos também apresentaram e contaram sobre o passo a passo, que, inclusive, contou com a ajuda dos pais em casa. O projeto foi muito rico, pois oportunizou uma aprendizagem significativa para os alunos de nossa escola", relata.
 
Veja as fotos da exposição: