Extranet

 

Projeto 'O Autor Vai à Escola' aproxima escritor de alunos da EM Maria Bezerra Quevedo

 
 
Ler para aprender, conhecer o mundo e, por que não, para escrever e publicar um livro? Este despertar para além da leitura é o objetivo do projeto 'O Autor Vai à Escola', realizado na Escola Municipal Maria Bezerra Quevedo (Distrito 4). A ideia é aproximar alunos de escritores, ao promover bate-papo e troca de experiências para formar, quem sabe, futuros escritores. 
 
Idealizado pela professora Rochelly Alves do Monte, a iniciativa surgiu para ser um diferencial no 'Dia D da Leitura', porém se tornou um projeto periódico, que atende turmas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, dos turnos manhã e tarde. Dentro da programação de autores, ela prioriza escritoras que são professoras da Rede Municipal de Ensino. 
 
No mês de maio, início do projeto, a primeira a participar foi a escritora Elisabete Viana, professora da Escola Municipal Felice Pistone (Distrito 4). Ela tem três livros publicados: 'O Desfile dos Bichos' (2012), 'Dom Ratão – O rei da confusão' (2014) e 'Quem já viu?' (2016). 
 
Já em agosto, os alunos receberam a visita da escritora Ana Cristina Santiago, coordenadora do Centro de Educação Infantil Maria Luiza Barbosa Chaves (Distrito 5), autora da "A Fábrica de Brinquedos", que inspirou, inclusive, uma exposição de brinquedos feitos a partir de material reciclado - confeccionados pelas crianças pequenas com a ajuda dos familiares.     
 
Para Rochelly, criadora e organizadora do projeto, o bate-papo entre escritores e alunos incentiva não apenas a leitura, mas a vontade de escrever e até o desejo de publicar um livro. "Gosto de trabalhar o estímulo à leitura a partir de um autor. E trazer esse escritor para a sala de aula é valorizar o profissional, mostrar que são pessoas comuns e acessíveis. As crianças se sentem estimuladas a ler. Durante a aula, eles até contam a vontade de publicar um livro. São sonhos que começam a ser construídos", defende a professora, que também está à frente do projeto 'Saia Literária'.
 
Confira as fotos: