Extranet

 

Uece promove programa Idiomas Sem Fronteiras; professores da Rede Municipal podem participar

 

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) oferecerá aos professores de Inglês da Prefeitura Municipal de Fortaleza a oportunidade de participarem do Programa Idiomas Sem Fronteiras.

Em outubro de 2017, a Uece passou a fazer parte do grupo de Universidades Brasileiras que integram o Programa e, a partir de 2018, passará a incluir os professores de inglês da Educação Básica em sua agenda de ações a serem desenvolvidas.

O Programa Idiomas Sem Fronteiras (ISF) substituiu o Programa Ciências Sem Fronteiras. A principal diferença entre ambos é que o ISF objetiva à capacitação de alunos, professores e funcionários das universidades (assim como professores de inglês da Educação Básica) em habilidades acadêmicas em línguas estrangeiras.

Para tanto, o ISF (Uece) oferece dois tipos de cursos de língua inglesa que devem ser cursados simultaneamente: o curso de inglês online My English Online e os diversos cursos presenciais de desenvolvimento de habilidades acadêmicas (tais como: escrita acadêmica; participação oral em aulas, debates e palestras; treinamento para exames de proficiência, dentre outros). 

Os cursos presenciais variam em cargas horárias de 16, 32 e 64 horas, e a participação neles depende do nível em que o aluno está no curso online My English Online. Por isso que os dois devem ser cursados concomitantemente.

Além dos cursos presenciais, o Professor de Inglês da Educação Básica terá acesso ao TOEFL ITP gratuito oferecido pela UECE.

As aulas presenciais acontecem na Uece aos sábados, das 12h às 13h30, em dois locais: no Itaperi ou aos sábados no Centro de Humanidades no Campo Fátima.

A Secretaria Municipal da Educação encaminhará o cadastro dos professores, os quais, após sua adesão, serão inscritos pela Uece na plataforma do MEC e passarão a ter acesso ao Idiomas Sem Fronteiras.

Em caso de dúvidas, os professores podem entrar em contato com a Célula de Inovação Educacional (SME) por meio dos telefones 3277.2546 ou 3277.2888 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.