0

0

0

Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

SME informa sobre escolha do livro didático - PNLD 2019

 

A Secretaria Municipal da Educação (SME), considerando o processo de escolha do livro didático para o ano de 2019, informa que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibilizou as seguintes opções para cada rede de ensino:

  1. Permitir a cada escola escolher seus títulos;
  2. Realizar uma escolha específica para um grupo de escolas da rede de ensino;
  3. Realizar uma escolha única para todas as escolas da rede de ensino.

Informe-se, ainda, que, priorizando os princípios da gestão participativa e democrática, a SME definiu que cada escola continuará a escolher seus títulos individualmente, garantindo ao professor o direito de participar do processo de escolha dos materiais que estejam de acordo com a proposta pedagógica da escola e da realidade em que a mesma está inserida.

O sistema PDDE Interativo em breve estará aberto para que as escolas registrem a escolha do material didático destinado à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A opinião dos professores tem importância fundamental na escolha do livro didático. O processo de escolha deverá ser realizado a partir de uma reflexão coletiva entre os professores, com base nas orientações constantes no Guia do PNLD, que será disponibilizado após a divulgação do resultado definitivo da avaliação pedagógica pelo Ministério da Educação.

Mobilize o corpo docente da sua escola! A seleção dos materiais deve ser estabelecida de forma democrática e autônoma.

O registro da escolha do PNLD 2019 está previsto para ocorrer na segunda quinzena de agosto. Lembramos que somente o diretor da escola, por meio de sua senha de acesso ao SistemaPDDE Interativo, poderá realizar o registro dos livros escolhidos pelos professores.

Fique atento ao portal do FNDE! Em breve será publicado o Guia do PNLD!