Extranet

 

Prefeito Roberto Cláudio inaugura Escola de Tempo Integral Professora Hildete Brasil de Sá Cavalcante

 

prefeito roberto claudio discursa num palco, rodeado de dezenas de pessoas

O prefeito Roberto Cláudio inaugurou, na noite desta segunda-feira (25/06), a Escola de Tempo Integral (ETI) Professora Hildete Brasil de Sá Cavalcante. A unidade, instalada no bairro Mondubim, atenderá cerca de 450 alunos do 6º ao 9º ano e fortalecerá a rede de ETIs em Fortaleza, que, em implantação desde 2013, já conta com 23 equipamentos similares.

Instalada em área total de 4.800 m², a nova Escola de Tempo Integral conta com 3.906,08 m² de área construída. As atividades didáticas interdisciplinares, que deverão ser iniciadas em agosto, serão desenvolvidas em 12 salas de aulas temáticas, incluindo os eixos Projeto de Vida e Protagonismo, além de laboratório de Química/Biologia, laboratório de Física/Matemática e dois laboratórios de Informática.

A infraestrutura do equipamento é composta, ainda, por biblioteca, cozinha, refeitório, onde são disponibilizadas três refeições diárias; auditório, diretoria, secretaria, coordenação pedagógica e coordenação de área, além de sala do professor diretor de turma, sala dos professores, pátio com projeto paisagístico, ginásio (com quadra poliesportiva coberta, arquibancadas e alambrados), vestiários e depósitos. Para a finalidade, foram investidos cerca de R$ 8,8 milhões, oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Tesouro Municipal.

De acordo com o Prefeito, a política de ensino integral amplia a assistência socioeducacional voltada à população fortalezense. “Nosso compromisso é ofertar a essa juventude a oportunidade da educação o dia inteiro na mesma Escola, que possui estrutura comparável a qualquer Escola particular do Brasil. O ensino fundamental, ofertado com qualidade e em tempo integral, fará toda a diferença no futuro acadêmico desses alunos, que entrarão aqui pela manhã, onde permanecerão até o final da tarde, farão três refeições e serão expostos a um mundo de conhecimento e de despertar da curiosidade. Essa é uma forma de protegê-los dos males que a rua oferece, mas, principalmente, um caminho para transformar sonhos em realidade”, declarou.

Durante a solenidade de inauguração, que contou com a presença da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela; da primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra; de secretários municipais, vereadores, lideranças políticas e comunitárias, foram realizadas demonstrações culturais e apresentações juninas. Na oportunidade, a população conheceu e aprovou o equipamento. “A estrutura desse colégio é muito boa, muito completa. Eu estava ansiosa para entrar nestas salas e ver de perto como tudo isso ficou bonito! Se eu ainda fosse estudante, ficaria feliz em ter essa oportunidade. Espero que as crianças aproveitem da melhor forma”, considerou a dona de casa Ana Cristina Silva, moradora do entorno.

Com a ETI Professora Hildete Brasil de Sá Cavalcante, a Rede Municipal chega a 23 equipamentos similares. De acordo com o Censo Escolar 2017, do Inep, Fortaleza foi a terceira capital do País e a primeira do Nordeste em matrículas de tempo integral, com atendimento a mais de 55 mil alunos. Além das ETIs, dos Centros de Educação Infantil e das creches conveniadas, os estudantes do Município são atendidos por programas de jornada ampliada, como o Integração, Pró-Técnico e Novo Mais Educação. No ano passado, cerca de 30% das matrículas na Rede Municipal eram de tempo integral. ”Estamos trabalhando, cada vez mais, para ampliar essa oferta. O Prefeito assumiu o compromisso de fazer 40 ETIs. Hoje, no início da sua segunda gestão, mais da metade deste compromisso está sendo cumprido”, finalizou a titular da Secretaria da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha.

Homenagem

Durante a solenidade, Roberto Cláudio discursou em homenagem à professora Hildete Brasil de Sá Cavalcante, personalidade que dá nome ao equipamento municipal. “A dona Hildete, fundadora de uma das maiores Escolas privadas do País, sempre foi uma parceira dos investimentos na área da Educação. Esta homenagem é uma oportunidade de imortalizar alguém que deixou um legado importante neste Estado. A cidade de Fortaleza deve muito à visão estratégica, ao espírito humanístico desta grande educadora”, disse.

A família da homenageada, representada pelo seu filho, professor Tales de Sá Cavalcante, diretor-presidente das Organizações Farias Brito, compareceu à cerimônia e avaliou positivamente a estrutura do equipamento. “Eu fiquei impressionado com essa construção, com a organização, com a boa vontade dos profissionais e com a vontade de fazer bem feito. A primeira providência que tomamos foi a de enviar, o mais rápido possível, o departamento de engenharia do Farias Brito para fazer uma visita a esta Escola e implantar melhorias nas nossas. Esta escola não deve nada às escolas particulares do Brasil. A Prefeitura está de parabéns. Torço para que esse sucesso continue”, finalizou.