Extranet

 

Alunos da EM Aldeídes Régis transformam sala de aula em museu

 
 
Uma sala de aula transformada em museu, com jornais, fotos, objetos e roupas antigas, remetendo à história de Fortaleza, em uma produção dos próprios alunos. Assim foi o projeto “Museu – De olho na linha do tempo”, desenvolvido durante o mês de maio com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Aldeídes Régis, no bairro Álvaro Weyne (Distrito da Educação 1). 
 
As atividades foram realizadas na disciplina de história, com a professora Alaíde Teixeira. Cerca de 520 crianças participaram do projeto, entre os que apresentaram e os que também assistiram e prestigiaram o trabalho. A culminância ocorreu nos dias 6 e 7 de junho. 
 
O trabalho foi enriquecido com a leitura do livro paradidático "Fortaleza - de dunas andantes a cidade banhada de sol", do autor Flávio Paiva. Durante a programação, os alunos também participaram de uma oficina para produção de papel envelhecido, material que foi utilizado na montagem do museu.
 
A ação teve como objetivo dinamizar o processo de aprendizagem do conteúdo do livro didático, oportunizando vivências concretas e interação dos alunos com a história de Fortaleza, além de esclarecer curiosidades e os fatos que aconteceram no passado.
 
A diretora da unidade, Sílvia Catia Souza, ressaltou a importância do projeto. "Os alunos puderam explorar fontes históricas, enriquecendo a aprendizagem de forma significativa e ampliando o conhecimento dos alunos", pontua.  
 
Confira mais na galeria!