Extranet

 

SME reforça orientações às escolas sobre combate ao mosquito Aedes aegypti

 

A luta contra o mosquito Aedes aegypti não para, e os equipamentos municipais devem manter os cuidados diários. Por isso, a Secretaria Municipal da Educação (SME) reforça as orientações e lembra que em todas as quartas-feiras, dia da semana instituído como o Dia “D” da Educação contra o mosquito desde 2017, todos os equipamentos da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza devem realizar vistoria para eliminar possíveis criadouros do mosquito. A meta é mantes nossas escolas limpas e inspirar toda a comunidade nessa mobilização. 

Atenção à inspeção

A inspeção em cada unidade escolar e nas sedes da SME deve ser feita com base nas recomendações do check-list (ver abaixo), documento elaborado com medidas de prevenção, como, por exemplo, vedar a caixa d’água, limpar caixas de ar-condicionado e preencher com areia pratos de vasos de plantas.

Sistema atualizado

Após a vistoria, o cumprimento das ações deve ser submetido ao sistema on-line de acompanhamento "Foco no foco", por meio do link http://contraoaedes.sme.fortaleza.ce.gov.br, que também pode ser acessado através da Intranet da SME, clicando em "Sistemas" e, depois, em "Educação contra o Aedes".

O login e a senha de acesso devem ser gerados por meio de cadastro nos respectivos Distritos de Educação. A pessoa que ficará responsável pelo preenchimento do questionário semanal deve fornecer o e-mail institucional, CPF, data de nascimento e sexo. Após o cadastro, o próprio sistema enviará um link para o e-mail fornecido, permitindo o acesso ao check-list. Para aqueles que já estão cadastrados, fazendo uso do sistema, o login e a senha permanecem os mesmos.

O usuário deve preencher o questionário semanalmente, como dito anteriormente, clicando nos itens "sim ou não se aplica" ou "não" para as ações realizadas no ato da averiguação do espaço. É necessário preencher o item "Total de Focos encontrados nesta semana" para finalizar o questionário.

Dúvidas?

Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com o seu respectivo Distrito de Educação ou com a Célula de Assistência ao Educando da Coordenadoria de Gestão Escolar da SME (Eduardo 3459-7010/7012), ou ainda com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação da SME (Jefferson 3459-5525). 

O conjunto de iniciativas integra as ações da SME no Comitê Permanente Intersetorial de Enfrentamento às Arboviroses, criado pela Prefeitura de Fortaleza.

Compartilhe as boas iniciativas

As boas práticas desenvolvidas pelas escolas, com projetos, eventos e demais iniciativas, devem ser compartilhadas para inspirar toda a Rede Municipal! Envie para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., informando a escola e um telefone de contato. As iniciativas são divulgadas na intranet e no Facebook da SME.