Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Gêneros textuais e sua importância social são discutidos no 3º dia do Seminário de Vivências do PNAIC

 

O I Seminário Municipal de Vivências de Letramento e Alfabetização do PNAIC – Fortaleza segue sua programação e chega ao terceiro dia de formação e interação entre os profissionais da educação que atuam do Infantil IV ao 3º ano do Ensino Fundamental. Nesta quarta-feira (13/06), a professora Dra. Claudiana Melo trouxe ao debate as “práticas de letramento em sala de aula”.

O gênero textual enquanto instrumento de interação social, elemento concreto na língua em uso, ferramenta de ensino e desenvolvimento das capacidades de linguagem do aluno foi a ideia condutora da palestra proferida pela professora Claudiana. “Precisamos desenvolver no aluno uma linguagem que dê orientações para o outro (o receptor) trabalhando a argumentação em sala de aula. Precisamos dar condições aos estudantes de construírem a ideia deles”, defende.

As atividades do seminário se encerram nesta quarta-feira (13/06) e serão retomadas na sexta-feira (15/06) com a palestra de Tâmara Bezerra que tratará sobre o professor enquanto narrador oral do cotidiano. Professores da rede municipal de ensino também estão apresentando práticas pedagógicas realizadas em salas de aula durante o seminário, que acontece no Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.