Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Segundo dia do Seminário Municipal de Vivências de Letramento e Alfabetização do PNAIC debate inovações pedagógicas

 

Nesta terça-feira (12/06), no segundo dia do I Seminário Municipal de Vivências de Letramento e Alfabetização do PNAIC - Fortaleza , que está sendo realizado pela Secretaria Municipal da Educação (SME), os profissionais da Rede Municipal e Ensino debateram temas como inovações pedagógicas e seus resultados e as práticas usadas para o letramento das crianças.

O professor Doutor Artur Gomes de Moraes, que proferiu a palestra “Alfabetização e Letramento: como inovações pedagógicas tem favorecido (ou não) o ensino em nossas escolas?” na parte da manhã ressaltou que a inovação pedagógica envolve todos os níveis do sistema escolar. “Inovações, para o professor ter mais autonomia e melhor desempenho, exigem investimentos na formação continuada dos professores”, defendeu.

Durante a tarde, a professora doutora Claudiana Melo conduziu o debate sobre “práticas de letramento em sala de aula” evidenciando o papel do professor na formação de crianças leitoras. “É fundamental que um professor forme crianças leitoras e produtoras de texto, a fim de garantir o direito delas à cultura oral e escrita, possuírem o gosto pela literatura, pela arte, o interesse de se tornarem crianças leitoras confiando nas próprias possibilidades de se desenvolverem e de aprenderem”, pontua.

Na programação, alunos da rede Municipal tiveram a oportunidade de apresentar os trabalhos que são desenvolvidos em sala de aula, como foi o caso da aluna Maria Clara Vieira, do Distrito 2, que apresentou o livro O jogo da bicharada, que faz parte da coleção Mais Paic Poesia. Os professores também estão tendo a oportunidade de apresentar trabalhos que são desenvolvidos em sala de aula.