Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

SME realiza abertura do I Seminário Municipal de Vivências de Letramento e Alfabetização do PNAIC-Fortaleza

 

A Secretaria Municipal da Educação (SME) realizou, nesta segunda-feira (11/06), a abertura do I Seminário Municipal de Vivências de Letramento e Alfabetização do PNAIC-Fortaleza. A programação inclui palestras ao longo da semana, com temáticas que abrangem a Educação infantil e o Ensino Fundamental como questões relacionadas ao letramento e ao ciclo de alfabetização. A programação se estende até sexta-feira (15/06). Veja programação completa.

A abertura do evento contou com a palestra “A alfabetização e letramento: concepções de professores alfabetizadores da rede municipal de Fortaleza”, ministrado pela professora mestra Francisca Mônica Silva da Costa. Durante a apresentação, ela ressaltou a importância do professor no processo de alfabetização. “Não há aprendizagem da leitura e da escrita sem um ensino deliberado, nem, portanto, sem professor competente para esta atribuição”, defendeu.  

O cerne da formação é a alfabetização e o letramento. Os palestrantes selecionados discutirão gêneros textuais como estratégia para a alfabetização e letramento, propostas didáticas, metodológicas, sócio interacionista como também a troca de experiências e o que está sendo desenvolvido para além da sala de aula.

Estão participando do evento profissionais da Rede Municipal de Ensino que atuam do Infantil 4 ao Ensino Fundamental.

Para o secretário adjunto da Educação de Fortaleza, Jefferson Maia, o trabalho que é desenvolvido nas escolas no ciclo da alfabetização nessa etapa é primordial. “A cada escola visitada é perceptível o profissionalismo com o qual as crianças são tratadas. Isso é importante porque gera resultados, mas o mais importante é o que se constrói todos os dias nas escolas”, comenta o secretário.

O Pnaic tem o propósito de apoiar todos os professores que atuam no ciclo de alfabetização, incluindo os que atuam nas turmas multisseriadas e multietapa, a planejarem as aulas e a usarem de modo articulado os materiais e as referências curriculares pedagógicas.

Dentro do Pnaic existe uma rotina de todos os tempos pedagógicos de todas as séries dependendo do momento, ao longo do ano. Cada rotina tem uma prática que se coloca desde o material didático, a partir do assunto que é abordado e do objetivo do que o professora deseja.

Confira a galeria!