Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Segundo encontro do Colegiado de Diretores de 2018 debate desafios e metas da gestão escolar

 

O Colegiado de Diretores da Rede Municipal de Ensino se reuniu na tarde desta quarta-feira (06/06), no Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema. Participaram deste segundo encontro de 2018, além dos diretores de escolas, a secretária Dalila Saldanha e Comitê Executivo da Secretaria Municipal da Educação (SME).

A secretária Dalila apresentou ao colegiado como se dão os fluxos de gestão, de administração de recursos e quais as principais prioridades da SME para as escolas atualmente, assegurando que a maior preocupação da pasta atualmente é garantir condições dignas de ensino e aprendizagem nas unidades de ensino.

“Essa nossa integração é muito importante. Para conseguirmos superar e atender a todas as reivindicações da rede é preciso estarmos perto, alinhados e falando a mesma linguagem. Nós temos buscado muitas formas para fazer isso, promovendo uma gestão compartilhada, democrática e mediada”, comenta.

Os temas tratados neste segundo encontro de 2018 foram: as novas diretrizes do Programa Municipal de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (PMDE); o planejamento e execução da parcela emergencial; e a apresentação do Selo Escola e Sustentabilidade, uma proposta de mobilização das unidades escolares em torno de um ciclo de melhoria contínua na utilização eficiente dos recursos e na conservação dos espaços escolares.

O Colegiado de Diretores da Rede Municipal de Ensino conta com 38 integrantes e tem a missão de atuar de forma participativa e sistemática. É uma instância que tem como objetivo fortalecer a gestão democrática e participativa das escolas mantendo um contato e uma sintonia diretas com a secretária, com o gabinete e com as coordenações para trazer as demandas diretamente na fala dos diretores, com seus anseios e propostas.

“A SME se aproxima das escolas diretamente com o colegiado. E nós, enquanto representantes de escolas da nossa região, conseguimos enxergar quais as dificuldades e o que precisa melhorar. Conversando com a SME e com seus núcleos, fica mais fácil ver quais as reais necessidades das escolas e como trabalhar de forma mais eficaz”, aponta o diretor da Escola Municipal Ismael Pordeus, Elcio Dantas.

Para iniciar a reunião do colegiado, a psicomotricista do Centro Internacional de Análise Relacional (CIAR), Isabel Belaguarda, realizou uma atividade de interação entre os gestores, com foco no fortalecimento da importância do trabalho em grupo.