Extranet

USUÁRIO:

Sair

 

Escola José de Alencar promove 50º aulão preparatório para ingresso no IFCE

 


Alunos com professores e gestores em um dos aulões preparatórios organizados pela escola

A Escola Municipal José de Alencar, no bairro Jardim Iracema (Distrito da Educação 1) realizou, na manhã desta sexta-feira (01/06), o 50° aulão do preparatório para a seleção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A ação faz parte do Projeto "Turma Olímpica IFCE JÁ", idealizado pelo professor de geografia da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, Rivanilson Lima. Alunos do 9º ano da escola terão sua primeira experiência na seleção, com a aplicação da prova no próximo domingo (03/06). 

O Projeto Turma Olímpica IFCE JÁ visa fortalecer a cultura de aprendizagem dos alunos que almejam participar do processo seletivo do IFCE, com foco na elevação da aprovação dos alunos e incentivo na melhoria dos rendimentos escolares, visto que um dos critérios de participação no projeto é ter índice de rendimento escolar de intermediário para alto.

A iniciativa selecionou 42 alunos. Atualmente, a Escola Municipal José de Alencar conta com 86 alunos matriculados que farão a prova da seleção 2018.2. "Os alunos que obtiveram os melhores desempenhos escolares compõem a nossa 'turma olímpica' e já estão sendo preparados com aulões desde o dia 13 de abril deste ano. Os aulões são ofertados diariamente e aplicados num período estratégico que permita a participação dos alunos que estudam nos dois turnos”, explica a diretora Luzia Cavalcante.

Os estudantes durante todo o processo preparatório participaram de aulas ministradas por professores voluntários no contraturno das aulas, com a missão de, também, intensificar os estudos nos feriados, e receberam ainda aulões nos sábados, palestras motivacionais e momentos de reflexão para elevar a autoestima e a disciplina.

Em 2017, a Escola Municipal José de Alencar obteve um dos maiores índices de alunos com aprovação no IFCE na Rede Municipal. Foram nove jovens que conquistaram seu ingresso no nível técnico: Thiago Monteiro, Nathanael Carlos, Vinícius Carvalho, Sulamita Andrade, John Levi, Matheus Ximenes, Carlos Daniel e Ana Letícia Costa.

“Esses alunos que obtiveram esses resultados no ano passado servem de inspiração para os estudantes que desejam alcançar a aprovação neste ano. Nosso objetivo é dar total apoio e oportunidade de ingresso no nível técnico. Por isso, criamos o Projeto Turma Olímpica IFCE JA e é através dessa rede de afetos que iremos elevar cada vez mais o número de alunos aprovados. Espero que os resultados sejam cada vez melhores no sentido de ocuparmos cada vez mais vagas no Instituto”, ressaltou a diretora.