Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Festival de Protagonismo Infantil da Rede Municipal de Ensino reúne alunos no Cine São Luiz

 

A Secretaria Municipal da Educação (SME) realizou durante esta quarta-feira (30/05) o Festival de Protagonismo Infantil da Rede Municipal de Ensino. O evento aconteceu no CineTeatro São Luiz, reunindo 1.200 alunos dos seis distritos de educação e valorizando as mais variadas representações artísticas desenvolvidas nas unidades educacionais.

O evento teve como proposta trabalhar a participação ativa, a atenção especial ao direito da voz das crianças a partir da pedagogia proposta pelos professores, além da oportunidade de vivências experimentadas de maneira lúdica. Os participantes realizaram atividades de movimentação do corpo, espacialidade e outros estímulos que passam pelo crivo interpretativo do universo infantil. 23 escolas se apresentaram, contemplando todos os Distritos de Educação.

"Nós tivemos os seis Distritos da Educação atendidos. A proposta era trazer os alunos para assistirem aos espetáculos protagonizados pelas próprias crianças, por isso chamamos de um projeto de protagonismo infantil. As crianças apresentaram, trazendo toda a expressividade e estética próprias, com a orientação das professoras. Tivemos um dia divertido e cheio de emoções", descreve a coordenadora da Educação Infantil da SME, Elizangela Amaral.

Protagonismo Infantil

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Marco Legal da Primeira Infância preveem que é essencial ouvir e incluir os pequenos nos processos de decisão. Alguns dos benefícios que podemos destacar é a formação de seres humanos mais ativos na sociedade, maior senso de responsabilidade, crianças mais ativas e empáticas, desenvolvimento da autoestima e habilidades sociais, além do sentimento de pertencimento aquele espaço.