Extranet

USUÁRIO:

Sair

 

Comunidade do São Cristóvão recebe o 113º CEI da gestão Roberto Cláudio

 

A nova unidade vai beneficiar até 200 crianças de 1 a 5 anos de idade

Oprefeito Roberto Cláudio entregou, na manhã desta terça-feira (29/05), um novo Centro de Educação Infantil (CEI) no bairro Jangurussu (Regional VI). O CEI Professor Lauro de Oliveira Lima é o quinto equipamento inaugurado pela Prefeitura este ano e vai beneficiar até 200 crianças de 1 a 5 anos de idade.

"Mais do que espaços educacionais, a creche é um lugar de estimulação precoce e aprendizado que antecipa a alfabetização. Aqui, trabalhamos a movimentação e a socialização da criança e é possível perceber uma grande diferença nos resultados das crianças que estão na creche desde o primeiro ano de vida", destacou o prefeito Roberto Cláudio.

O equipamento faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) e teve investimento total de R$ 1.357.260,63, sendo R$ 299.657,50 oriundos do Município.

"Hoje é a décima sétima entrega dos 41 CEIs que nos comprometemos entregar durante a segunda gestão, pelo Proinfância. Esst semana será de acolhida aos familiares e alunos para tirar todas as dúvidas e na segunda feira, daremos início ao ano letivo", explicou a secretária de educação, Dalila Saldanha.

A creche possui área total de 2.800,00 m², com 1.323,58 m² de área construída, e dispõe de oito salas de aula, banheiros adaptados, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores, entre outros espaços. O projeto contempla ainda brinquedoteca (sala multiuso), área de lazer com playground e solarium. As crianças ficarão na escola, das 7h às 17h, com direito a cinco refeições.

A dona de casa Helena Pereira levou o filho Salomão de dois anos para conhecer a creche e avaliar a estrutura do equipamento. "Eu moro aqui há muitos anos e fui vendo o Prefeito inaugurar as coisas, mas nunca imaginei ter uma escola assim perto de casa. Sempre disse aos meus filhos para eles estudarem porque, sem isso, a gente não segue na vida", disse.

Com a inauguração do CEI Professor Lauro de Oliveira Lima, entre equipamentos construídos, reformados, municipalizados e conveniados, a Prefeitura de Fortaleza chega a 113 unidades de Educação Infantil entregues à população na gestão do prefeito Roberto Cláudio. Só em 2017, foram inaugurados 12 novos CEIs.

Ao todo, a Rede Municipal de Ensino passa a contar com 157 Centros de Educação Infantil, mais 94 creches conveniadas, totalizando 251 equipamentos atendendo as famílias fortalezenses. Além disso, Fortaleza também possui 138 escolas municipais que possuem turmas de pré-escola.