Extranet

USUÁRIO:

Sair

 

Conjunto Palmeiras recebe 112º unidade de educação infantil entregue pelo prefeito Roberto Cláudio

 

O prefeito Roberto Cláudio entregou, na manhã desta sexta-feira (18/05), o quarto Centro de Educação Infantil construído este ano. O CEI Professora Ana Maria Medeiros da Fonseca, localizado no Conjunto Palmeiras (Regional VI), beneficiará até 200 crianças de 1 a 5 anos de idade.

“Esses equipamentos são instalados, propositalmente, em áreas mais pobres e vulneráveis da Cidade para cumprir dois papéis importantes: o educacional e o social que atinge toda a família, já que a criança está guardada, estudando, enquanto os adultos podem trabalhar”, destacou o Prefeito.

A nova unidade faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) e teve investimento total de R$ 2.012.703,91, sendo R$ 352.614,03 oriundos do Município. “Fortaleza tem hoje duas escolas entre as 150 melhores do Estado em alfabetização. Existe o compromisso dos professores, gestores e secretários, mas, se não fosse a decisão política do prefeito Roberto Cláudio, isso não seria possível”, enfatizou a secretária de Educação Dalila Saldanha. 

A creche possui área total de 2.800,00 m², com 1.323,58 m² de área construída, e dispõe de oito salas de aula, banheiros adaptados, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores, entre outros espaços. O projeto contempla ainda brinquedoteca (sala multiuso), área de lazer com playground e solarium. As aulas começam na próxima quarta-feira (23/05) "Faço salgados em casa para manter minha filha e é um perigo para ela. Aqui, ela será educada e alimentada, enquanto eu trabalho tranquila", disse a cozinheira Gislania Moreira, mãe da Ana Rutiele de três anos, aluna já matriculada na nova creche.

Com a inauguração do CEI Professora Ana Fonseca, entre equipamentos construídos, reformados, municipalizados e conveniados, a Prefeitura de Fortaleza chega a 112 unidades de educação infantil entregues à população na gestão do prefeito Roberto Cláudio. Só em 2017, foram inaugurados 12 CEIs. “Havíamos nos comprometido com seis mil novas vagas para esse segundo mandato, mas em dois anos já superamos essa meta seja através de convênios ou novos equipamentos, como o que entregamos hoje,” declarou o Prefeito.

Ao todo, a Rede Municipal de Ensino passa a contar com 156 Centros de Educação Infantil, mais 94 creches conveniadas, totalizando 250 equipamentos atendendo as famílias fortalezenses. Além disso, Fortaleza também possui 138 escolas municipais que possuem turmas de pré-escola.

Sobre a homenageada

A Professora Ana Maria Medeiros da Fonseca, mais conhecida como Ana Fonseca, era cearense e foi idealizadora do Bolsa Família. Foi secretária executiva do Programa no Governo do Presidente Lula. Depois, assumiu a secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social de fevereiro a novembro 2004. Antes de falecer, em março deste ano, Ana Fonseca estava como coordenadora associada do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp.