Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Dia "D" da Leitura é comemorado com criatividade e animação na Rede Municipal

 

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza celebraram, nesta quarta-feira (16/05), o “Dia D da Leitura”, com atividades visando o incentivo e fomento às práticas leitoras. Cada unidade se dedicou livremente para criar atividades de recreação literária e envolver os alunos, reunindo professores e até os familiares dos estudantes. 

Tiveram unidades, como os Centros de Educação Infantil (CEI) Moura Brasil e Virgilio Távora, que unificaram as ações do Dia "D" da Leitura e o Dia da Família. Na Escola Municipal Francisco das Chagas de Farias, os alunos interagiram nos espaços do Baú Literário e Geladeira Literária. Já na Escola Municipal Tertuliano Cambraia, a atração principal foi o Picadeiro da Leitura, com música e teatro.

Três integrantes da Academia Feminina de Letras do Ceará foram as atrações principais na Escola Municipal José Ramos Torres de Melo, no bairro Mucuripe (Distrito 2), que promoveu houve um bate-papo na quadra poliesportiva da escola com as autoras Clara Leda, a Gilda Freitas e a Maria José Esmeraldo. Houve ainda debate sobre a poetiza portuguesa Florbela Espanca, sorteio de livros das convidadas e espaço para declamação de poesias, com um diálogo sobre a importância da representatividade das mulheres na literatura e na sociedade. O encerramento ficou por conta da Banda Som Mar, composta pelos professores do Ensino Fundamental II Helo Sampaio, Pepeu Moura e Sérgio. "A leitura perpassa todas as outras disciplinas, por isso é fundamental discutir a importância do papel da mulher na literatura cearense. Isso ajuda nossos alunos na reflexão crítica sobre a questão do empoderamento feminino", defendeu a diretora Luciana Mota.

Confira galeria completa de fotos no Facebook da SME.