Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Escola Municipal Nilson Holanda participará do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes

 

Em 2018, Escola Municipal Nilson Holanda representará o município de Fortaleza no PISA - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – uma iniciativa de avaliação comparada e aplicada de forma amostral a estudantes matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. Esta avaliação tem como objetivo produzir indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria do ensino básico.

Esta avaliação é coordenada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em parceria, no Brasil, com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP. A unidade foi selecionada na amostra do PISA no município de Fortaleza e realizará as avaliações no dia 17 de maio no período manhã e tarde. A escola foi selecionada pela OCDE com base nos dados do Censo educacional de 2016, considerando o IDH do município, o tamanho, a localização em área rural ou urbana, a dependência administrativa e as matrículas de alunos elegíveis para participarem do teste.

A avaliação, totalmente realizada em computador, abrangerá as áreas de leitura, de matemática e de ciências. O foco do Pisa 2018 será em leitura, que terá maior número de questões. Os estudantes selecionados também responderão às questões sobre letramento financeiro. Serão ainda coletadas informações contextuais por meio de questionários aplicados aos estudantes, aos professores e aos diretores de escola. Pela primeira vez, os pais dos estudantes selecionados também deverão responder a um questionário.