Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Alunos das ETIs Joaquim Francisco e Diogo Vital conquistam medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática

 

Alunos das Escolas Municipais de Tempo Integral (ETI) Professor Joaquim Francisco de Sousa Filho e Diogo Vital de Siqueira foram premiados na Olimpíada Canguru de Matemática 2018. As participações dos estudantes da Rede Municipal de Fortaleza garantiram medalhas de bronze e honra ao mérito nesta edição do concurso. 

A ETI Joaquim Francisco (Distrito de Educação 3), no bairro Presidente Kennedy, obteve destaque no certame pelo segundo ano consecutivo. Em 2017, as alunas Izabella Araújo da Silva e Allana Thaiane Rodrigues Martins, então do 8º ano, conquistaram medalhas de prata e bronze, respectivamente. Na edição 2018, a escola ampliou seu quadro de destaques: foram duas medalhas de bronze e cinco reconhecimentos de honra ao mérito.

"Depois de conquistarmos um bronze e uma prata em 2017, buscávamos mais. Não só em número de medalhas, mas principalmente em motivação. A ideia era contagiar nossos alunos para se encantar com uma disciplina tão estigmatizada como é a matemática, além de promover uma cultura olímpica competitiva e solidária na escola. Parece algo antagônico, mas era essa nossa intenção. Organizamos o projeto, sensibilizamos os professores para o desafio, motivamos a participação dos alunos e contamos com a parceria dos pais. A combinação foi mais que perfeita para o sucesso, e foi o que aconteceu", explica a diretora da ETI Joaquim Francisco, Glaucia Ribeiro.

A diretora da ETI Diogo Vital de Siqueira, Patrícia Cordeiro Lopes, conta que também realizou uma preparação em ação conjunta com os alunos e professores antes da prova oficial. "Essas premiações são resultado do auxílio dos professores, que sempre estão incentivando todos a participarem das atividades”, diz.

Confira os resultados por escola:

ETI Diogo Vital de Siqueira

Aluno Premiação
Gabriel Jordão Batista Sampaio (6º ano) Bronze
Patrícia Maria Monteiro Ribeiro (6º ano) Bronze
Gustavo Alves Bernardo do Nascimento (8º ano) Bronze
Gabrielle da Silva Benchimol (8º ano) Bronze
Kaike Silva Santana (8º ano) Bronze
Davi Ângelo Batista Sampaio (8º ano) Bronze
Gabriel Costa de Araújo (6º ano) Honra ao mérito
Ryan Henrique da Mota Queiroz (9º ano) Honra ao mérito
 
ETI Joaquim Franciso
 
Aluno Premiação
Maria Gabrielly Carneiro Moreira (8° ano) Bronze
Pedro Lucas Rodrigues Santiago (8º ano) Bronze
Tainá Martins da Silva (8° ano) Honra ao Mérito
Karl Lewis de Souza Ferreira (8° ano) Honra ao Mérito
Vitória Emilly da Silva Soares (8° ano) Honra ao Mérito
Gabriel Veras Mesquita (6° ano) Honra ao Mérito
Carla Gabrielle de Sousa Benevides (6° ano) Honra ao Mérito
 
A olimpíada

Na edição 2018 da olimpíada participaram estudantes de escolas públicas e particulares brasileiras, matriculados regularmente desde o 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, exceto estudantes de escolas preparatórias para os vestibulares, conforme o regulamento. As provas consistiam em testes objetivos de múltipla escolha, entre 24 e 30 problemas, sendo seis níveis de provas (3º e 4º anos; 5º e 6º anos; 7º e 8º anos; 9º ano; 1ª e 2ª série do Ensino Médio; 3ª série do Ensino Médio). A edição de 2018 foi realizada no dia 15 de março. A duração foi de 1h40 para todos os níveis. De acordo com a organização do concurso, a edição 2018 contou com mais de 320 mil participantes em diferentes países pelo mundo.