Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Escola Municipal Padre Josefino Cabral promove projeto "O que vou ser quando crescer"

 

"O que eu vou ser quando crescer?". A pergunta, que mexe com sonhos e inspirações durante a infância, foi a temática do projeto desenvolvido pela Escola Municipal Padre Josefino Cabral, do Distrito de Educação 3, no bairro Antônio Bezerra. A culminância do projeto, na última sexta-feira (04/05), proporcionou atividades lúdicas interdisciplinares para instigar a participação dos alunos e seus interesses por profissões.

Cerca de 190 estudantes do Infantil IV ao 3° ano do Ensino Fundamental participaram da ação. Durante o projeto, elaborado por meio de uma ação conjunta entre professores com a direção e coordenação da escola, ocorreu um debate com a participação de profissionais de áreas diferentes, quando os alunos ouviram os relatos sobre atuações profissionais distintas. 

Entre as profissões apresentadas estavam: escritora, professora, médica, mototaxista, contador, costureira, dentista, secretária e monitor de acesso. A proposta consistiu em direcionar as crianças para um futuro melhor, por meio do incentivo e valorização das profissões em questão.

A ideia da implantação do projeto surgiu a partir de uma conversa informal entre os coordenadores e os professores, que observaram a importância de refletir sobre o modo de atuação dos trabalhadores, para proporcionar uma aprendizagem efetiva através da metodologia de aprendizagem por pares, além da possibilidade de imersão na história de vida de cada aluno.

A partir disso, os professores pesquisaram sobre várias profissões, trazendo-as como referência na abordagem do projeto. Esse projeto de vida começou, então, a ganhar formas.

De acordo com a diretora Caroline de Andrade Arraes Herculano, é fundamental a prática constante desse projeto nas escolas, pela oportunidade de abordar e valorizar outras profissões que fogem do circuito midiático. “A nossa escola tem anseio de promover a ampliação do repertório do conhecimento das profissões, com o objetivo de gerar o desejo de as crianças serem o que quiserem”, diz.