Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Escolas municipais de Fortaleza iniciam atividades do programa Mais Alfabetização

 
 
A Rede Municipal de Ensino de Fortaleza deu início, durante o mês de abril, às atividades do programa Mais Alfabetização, que vai fortalecer os processos de aprendizado de leitura, escrita e matemática dos estudantes de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Mais de 30 mil alunos de 203 escolas serão atendidos. As atividades tiveram início no dia 16 de abril. O programa, iniciativa do Ministério da Educação (MEC), é realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME).
 
A primeira etapa do programa já cumprida foi o processo de seleção dos assistentes de alfabetização, no período de 4 a 9 de abril. Foram 1.602 candidatos inscritos, sendo selecionados 1.115 para compor seis bancos de cadastro de reserva, um por Distrito de Educação. A partir destes bancos, as escolas contempladas com o programa já convocaram, ao todo, 289 candidatos, durante os dias 11 e 12 de abril, para entrega da documentação, conforme o edital.
 
Os assistentes de alfabetização serão responsáveis pelas seguintes atribuições: realização das atividades de acompanhamento pedagógico, para garantir o processo de alfabetização, sob a coordenação e supervisão do professor alfabetizador; acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, inclusive no controle da frequência; participação nas formações indicadas pelo MEC e disponibilizadas pela SME; elaboração e apresentação à coordenação de relatórios dos conteúdos e atividades desenvolvidos mensalmente, além do cumprimento da carga horária do programa.
 
Além da seleção dos assistentes da alfabetização, já foram aplicadas avaliações diagnósticas para os alunos atendidos. 
 
A SME também vai ofertar formação para todos os assistentes lotados no programa. Na capacitação, será discutido o processo de alfabetização, já que os profissionais passarão a trabalhar em conjunto com os professores titulares de sala de aula, com contribuição para a alfabetização dos alunos.
 
Mais Alfabetização
 
O programa Mais Alfabetização é uma iniciativa do MEC e prevê a inclusão de um assistente de alfabetização para auxiliar, por cinco horas semanais (no caso do município de Fortaleza), o Professor Alfabetizador na consolidação da alfabetização - para fins de leitura, escrita e matemática - dos alunos regularmente matriculados nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
 
O programa integra a Política Nacional de Alfabetização e será implementado mediante apoio técnico e financeiro do MEC, por meio de processos formativos e pelo repasse para cobertura dos valores de custeio às escolas, respectivamente.