Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Prefeito Roberto Cláudio lança Projeto Integração – Turmas Avançadas

 

O prefeito Roberto Cláudio lançou o Projeto Integração – Turmas Avançadas, nesta segunda-feira (23/04), no anfiteatro do Paço Municipal. Durante a primeira aula inaugural, o Prefeito conversou com os alunos e pais sobre o objetivo de ampliar a Educação em Tempo Integral e oferecer mais oportunidades aos estudantes da Rede Municipal de Ensino. A secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, também participou do evento.

O projeto vai promover uma melhor preparação dos estudantes ao ingresso no Ensino Médio por meio de um curso de excelência e é uma parceria entre Secretaria Municipal da Educação (SME) e Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.

Os alunos que participarão do Integração – Turmas Avançadas terão as atividades regulares nas escolas onde estão matriculados e, no contraturno escolar, vão contar com ampliação da jornada, com aulas de Português (Redação), Matemática, Física, Química e Biologia. A logística inclui, ainda, alimentação, fardamento, transporte, material pedagógico e professores especialistas.

“As escolas particulares já reúnem alunos em turmas avançadas com muito sucesso. Estamos pré-selecionando os estudantes que têm uma performance acima da média e dando a eles um tratamento mais intenso, diferenciado, para aumentar as possibilidades de chegarem ao ensino médio mais fortalecidos, com mais conhecimentos e maiores chances de passar no Enem. Este é o primeiro ano com alunos do Ensino Fundamental II e estamos com muita fé que a metodologia de ensino e sua intensidade vai dar a esses jovens uma chance de mais aprendizado”, comentou Roberto Cláudio.

Serão beneficiados 160 alunos selecionados. De acordo com a titular da SME, Dalila Saldanha, a seleção ocorreu a partir de critérios de desempenho nas avaliações de rede (ADR), do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de quatro escolas municipais: Torres de Melo, Godofredo de Castro, Maria Felício Lopes e Dom Aloísio Lorscheider. As turmas terão aulas regulares de 7h às 11h em suas escolas, onde almoçarão, e, durante a tarde, participarão do projeto na EM Torres de Melo; em seguida, retornam às escolas de origem. “Os jovens foram selecionados a partir dos diagnósticos de avaliação das notas nas escolas. O mais importante deste projeto é a parceria com as famílias. Tivemos um momento de sensibilização com os pais, em que apresentamos o programa, mostramos a importância dessas cinco horas diárias a mais e com uma dedicação totalmente voltada para o estudo”, afirmou Dalila.

Nos dias 18 e 19 de abril, a SME realizou reuniões nas quatro escolas com os pais e estudantes selecionados para repassar as orientações gerais.

Aluno do 9º ano da Escola Municipal Torres de Melo, na Regional II, Miller Machado, vê uma grande oportunidade estar no Projeto Integração – Turmas Avançadas. “Espero que eu e meus colegas consigam adquirir muitos conhecimentos para entrar numa universidade e realizar nossos sonhos. Sei que vai ser difícil me dedicar totalmente aos estudos, mas não será impossível. A força de vontade é grande”, disse.