Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Alunos participantes da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente elegem trabalhos para etapa estadual

 

A Secretaria Municipal da Educação (SME) realizou, nesta sexta-feira (20/04), na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), a etapa municipal da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Durante o evento, as 16 escolas participantes apresentaram trabalhos e elegeram as seis produções que vão participar da etapa estadual da Conferência.

Nesta fase municipal, as escolas selecionadas apresentaram seus projetos umas às outras e a escolha para a etapa estadual foi feita pelos próprios alunos.

Foram eleitas as seguintes unidades:

- Escola Municipal Francisco Silva Cavalcante (Distrito de Educação 1); 
- Escola Municipal Professor Luís Costa (Distrito de Educação 2)
- Escola de Tempo Integral Joaquim Francisco de Sousa (Distrito de Educação 3);
- Escola de Tempo Integral Edgar Linhares (Distrito de Educação 4);
- Escola Municipal José Militão (Distrito de Educação 5); 
- Escola Municipal Professora Terezinha Ferreira Parente (Distrito de Educação 6).

A aluna Aurissol Santos Azevedo, 14 anos, do 9° ano do Ensino Fundamental da ETI Joaquim Francisco de Sousa, valoriza a importância do seu projeto, que teve como objeto de pesquisa a planta moringa para atingir as comunidades que não tem acesso à água potável. “O interessante é que a nossa pesquisa tem foco em obter os resultados certos para as comunidades terem acesso a uma água limpa e saudável. A utilização do pé de moringa pode ajudar na purificação da água, por isso, resolvemos explorar essa parte”, diz.

Raquel Ariane, 11, aluna do 6º ano da Escola Municipal José Militão, explica a necessidade de mostrar aos jovens nas escolas a importância da preservação da água e como essa contribuição pode ajudar a construção de cidadãos conscientes. "Eu acredito que o nosso projeto é importante pois ajuda os jovens  que serão o futuro do nosso planeta, a se conscientizarem. Queremos que todos desenvolvam o hábito do uso consciente da água nas escolas”, afirma.

A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente trouxe o tema "Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas” e é uma ação em contribuição a implementação da Lei nº 9.795/1999, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental, e da Lei Federal nº 9.433/97 (Lei de Águas), que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos.

A ação envolve um processo de mobilização das escolas brasileiras públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual e municipal, assim como escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural, que possuem pelo menos uma turma do ensino fundamental (anos finais), cadastradas no Censo Escolar de 2016.

Confira a lista de todas as unidades escolares participantes da Conferência:

EM Moura Brasil

EM Fransisco Silva Cavalcante

EM Professor Luís Costa

EM Monsenhor Linhares

ETI José Júlio da Ponte

EM Américo Barreira

ETI Joaquim Francisco

EM Dom Manoel

EM Maria Zélia de Souza Correia

ETI Edgar Linhares

EM José Batista

EM José Militão

ETI José Carvalho

EM Professora Terezinha Ferreira Parente

EM Professora Fernanda Maria de Alencar Colares

EM Cônego Francisco Pereira da Silva