Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

ETI Professor Alexandre Rodrigues de Albuquerque promove I Jornada de Foguetes

 

Os alunos da Escola de Tempo Integral Professor Alexandre Rodrigues de Albuquerque, no bairro Siqueira, realizaram, na manhã desta sexta-feira (20/04), a I Jornada de Foguetes. A iniciativa, organizada pelo Clube de Astronomia da unidade escolar, envolveu estudantes, professores, coordenadores, gestores e pais.

A I Jornada de Foguetes da ETI consistiu na construção e lançamento de foguetes, o mais distante possível, e teve como objetivo selecionar duas equipes para a I Jornada Cearense de Foguetes (JCF), competição para estudantes dos níveis fundamental, médio e superior do Ceará, de organização do Grupo de Astronomia da Seara da Ciência, da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com e a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

A programação da atividade incluiu palestras e premiação com troféus aos estudantes, além de contribuir para a divulgação da astronomia e da engenharia espacial na escola, de forma lúdica e prazerosa. 

Mobfog

A I Jornada de Foguetes da ETI Professor Alexandre Rodrigues de Albuquerque está alinhada e prevê a participação de alunos na Mostra Brasileira de Foguetes, olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

Os foguetes

Os foguetes são construídos pelos alunos a partir de duas ou mais garrafas pets de qualquer volume, que devem ficar presas numa base de lançamento presa no chão, tendo como combustível somente água e ar comprimidos por uma bomba manual de encher pneus de bicicletas.