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Escolas municipais realizam comemorações alusivas ao Dia do índio

 

As escolas e os Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino realizaram atividades especiais em alusão ao Dia do Índio, comemorado hoje (19/04).

Na Escola de Tempo Integral Ambiental Doutora Francisca de Assis Canito da Frota (Distrito de Educação 2), localizada no bairro São João do Tauápe, foram realizadas diversas atividades lúdicas interdisciplinares, que tiveram o objetivo de despertar nos alunos a importância da preservação da tradição indígena no Brasil. Cerca de 228 estudantes do 1º ao 5° ano participaram do festejo.

De acordo com a coordenadora da ETI, Silvana Ferreira Gomes, com o auxílio e empenho dos profissionais da escola, as ações enfatizaram a importância do ensino-aprendizagem através da construção da identidade do índio. “Trabalhar a arte em outra perspectiva, mais voltada para o desenvolvimento do senso crítico, da oralidade, da sensibilização e respeito às tradições é imprescindível. Observamos isso nos recursos metodológicos utilizados pelos nossos professores, que com todo carinho ensinaram para as nossas crianças os costumes que os índios nos deixaram como legado”, destacou.

Os alunos do Centro de Educação Infantil Professora Antônia Maria de Lima (Distrito de Educação 5), localizado no bairro Granja Lisboa, participaram de um momento lúdico  e interativo. A comemoração, que envolveu todo o corpo escolar e cerca de 80 crianças do Infantil 1 ao Infantil 4, teve a intenção de reforçar a identidade do povo indígena.

Durante a programação as crianças receberam alguns estímulos sonoros com instrumentos de percussão, ao passo que foram ofertados materiais explicativos em alusão ao Dia do Índio, com o manuseio exploratório de objetos. Para colaborar com a prática de contextualizar todas as atividades do CEI, durante a semana foi trabalhado com os alunos o gênero audiovisual documentário. Dentro da proposta, alguns professores tomaram a iniciativa de realizar a exibição fílmica, Índio no Brasil.

Na opinião da coordenadora do CEI, Isabel Diogo, é fundamental o desenvolvimento desse tipo de atividade, no que se refere à aprendizagem da criança, tendo em vista que todo o trabalho é norteado no direito de aprender a conviver, a participar, a conhecer e a explorar no campo de experiência, o eu, o outro e o nós. “Os incisos que nós utilizamos constam nas diretrizes nacionais de educação, como por exemplo, o inciso 5, que estimula a participação das crianças em momentos coletivos e o inciso 7, que permite vivências éticas e estéticas com outras crianças”, explicou a gestora.