Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Três escolas de Tempo Integral em reforma serão entregues até junho

 

A secretária da Educação, Dalila Saldanha, participou, nesta terça-feira (17/04), no Paço Municipal, de uma reunião com o prefeito Roberto Cláudio e secretários para definir prazo de entregas de obras e autorização para ordens de serviços neste semestre. Entre as entregas previstas para acontecer até julho, estão a entrega de três escolas de tempo integral reformadas, a nova Av. Aguanambi e o IJF 2.

“Queremos garantir que todas as obras e os planos de Fortaleza cumpram os prazos. Por isso, me reuni com secretários de algumas Pastas para definir e acertar algumas intervenções que serão entregues à população até julho”, comentou o Prefeito.

Educação
Três novas escolas receberão o sistema de tempo integral. A reforma para adaptação dos equipamentos já está em fase de conclusão, e as escolas serão entregues até o fim de junho. Já no bairro Mondubim, um novo equipamento está sendo construído e ficará pronto até fim de julho. Todas estas escolas funcionarão em tempo integral para o segundo semestre do ano letivo.

De acordo com a titular de Educação, Dalila Saldanha, seis novos Centros de Educação Infantil (CEIs) vão ser inaugurados. Para maio serão entregues quatro, no Jangurussu, Lagoa Redonda, Conjunto Palmeiras e Presidente Vargas. Em junho, o CEI do Conjunto Ceará estará em funcionamento e, em julho, outro no bairro Guajiru.

Saúde
O Prefeito assegurou que o IJF 2 estará funcionando até a primeira semana de julho. Com parceria da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado, a ampliação do IJF terá em sua estrutura 203 novos leitos hospitalares, nove salas de cirurgia, serviços de hemodinâmica e ressonância magnética nuclear (a primeira em hospital público municipal). A nova unidade possuirá 13.237m² de área construída, sendo interligada ao atual prédio do IJF por meio de passarelas. Isso permitirá o acréscimo na oferta de leitos de UTI em 91%. Em leitos pós-operatórios, o aumento será de 166%. Já as enfermarias serão reforçadas em 41% e as salas de cirurgia em 82%.

A reforma do Hospital Nossa Senhora da Conceição será entregue aos fortalezenses até a primeira quinzena de maio. As obras do centro de saúde contam com a ampliação de espaços físicos e atendimento, possibilitando a extensão das atividades dentro do cuidado materno-infantil. A nova estrutura receberá 12 novos leitos de saúde materno infantil e 10 leitos para área de médio risco neonatal. O equipamento terá ainda uma nova demanda do Ministério da Saúde que possibilita assistir o parto em um novo ambiente, com mesma sala para o pré-parto, parto e o pós (PPP). Serão seis leitos com esse mesmo tipo de estrutura.

Segundo a secretária de Saúde, Joana Maciel, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada na comunidade do Dendê, no bairro Edson Queiroz, ficará pronta para a população no fim de maio. O equipamento funcionará de domingo a domingo, 24 horas por dia, prestando atendimentos adultos e pediátricos e contou com investimento de R$ 5 milhões, incluindo obras físicas, aquisição de equipamentos e serviços de infraestrutura no entorno, como abertura de vias de acesso e pavimentação das já existentes.

Para garantir mais agilidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o prefeito Roberto Cláudio inaugurará a base do SAMU na Regional I no início de junho. O local vai possibilitar que o serviço seja ofertado para a população com um menor tempo resposta para as chamadas recebidas.

A ordem de serviço para a construção das policlínicas do Passaré e do Siqueira será feita na primeira semana de julho. A inauguração da policlínica do Joquei Club está marcada para o fim do mês de junho.

Mobilidade
Durante a reunião, o secretário de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, comentou as novas ações de mobilidade na Cidade por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT). O binário das ruas José Leon e Vereador Pedro Paulo ficará pronto até o fim de julho. As vias serão modificadas para melhorar o fluxo de veículos, próximo a restaurantes e escolas, além de uma alternativa para desafogar o trânsito na Av. Washington Soares.

A implantação do trinário na Av. Duque de Caxias, o primeiro do Centro, será iniciada na segunda quinzena de maio. Ele vai beneficiar, diretamente, outros cinco bairros: Aldeota, Centro, Jacarecanga, Monte Castelo e Farias Brito. Além da Av. Duque de Caxias, as ruas Clarindo de Queiroz e Pedro I vão passar por uma otimização e requalificação do fluxo para beneficiar o deslocamento do transporte público e veículos em geral.

Além desses, as obras de ampliação do binário da Av. Santos Dumont serão iniciadas no fim de junho.

Areninhas
Fortaleza vai receber mais 30 novas Areninhas até 2020. O novo pacote de ordem de serviço para a construção inicia no começo de maio. As obras fazem parte das ações do programa Juntos por Fortaleza, parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza. O entorno dos locais deve ser requalificado e receber núcleos do projeto Atleta Cidadão, que oferece aulas de futebol para público de 7 a 29 anos com o acompanhamento de profissionais de Educação Física. Fortaleza já conta com 22 equipamentos desse tipo implantados.

Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
O projeto de lei que institui o Programa Família Acolhedora será encaminhado para discussão na Câmara Municipal em maio. O programa dá guarda temporária de crianças e adolescentes que estejam em situação de risco social ou de abandono, negligência familiar ou opressão, garantindo o acolhimento provisório por famílias temporária de apoio, respeitando o seu direito a convivência em ambiente familiar e comunitário. O projeto de lei conta com o apoio do Ministério Público do Estado do Ceará.

Outra ação desenvolvida pela Secretaria é a entrega do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Aracapé até o fim de maio. O prédio será inaugurado com base nas normas preconizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e composto de recepção, sala de atendimento, sala multiuso, sala administrativa, copa, refeitório, banheiros, sala de reuniões e almoxarifado. O CRAS vai atender a população dos bairros Planalto Airton Senna e José Walter e beneficiará 23.815 famílias.

Infraestrutura
As obras de urbanização e contenção do Morro de Santa Terezinha, no bairro Vicente Pinzón (Regional II), ficarão prontas na segunda quinzena de maio. Orçada em R$ 12,6 milhões, a obra tem recursos oriundos da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará. Os trabalhos contemplam a drenagem superficial do morro, na implantação do sistema de irrigação, gramado, reforma da escadaria principal, nova iluminação e instalação de praça dotada de equipamentos de esporte e lazer como playground, academia ao ar livre e um campo de futebol society com gramado sintético. Atendendo a uma demanda antiga dos moradores, será entregue ainda uma segunda escadaria de acesso aos pescadores, localizada próximo a nova Escola de Gastronomia M. Dias Branco, vizinho à GME.

As obras de construção dos novos Cucas, do José Walter e do Pici, serão iniciadas no fim de julho. Nos Cucas, a Prefeitura oferece cursos dos mais variados para os jovens, que vão da informática básica e teatro às prática de vários esportes.

Já a conclusão do Teatro São José está marcada para a primeira quinzena de agosto. O projeto prevê a restauração dos elementos decorativos de fachada, molduras, frisos e estátuas, além de nova cobertura metálica com tratamento acústico, climatização de ambientes e novos espaços como: bilheteria, camarins, salões multiuso, cafeteria e área de convivência. Adaptado às normas de segurança do Corpo de Bombeiros e acessibilidade universal, o equipamento contará com rampas de acesso, piso tátil, mapas em braile e vagas para deficientes, idosos e ambulância.

Participaram da reunião o secretário de Governo, Samuel Dias; chefe de Gabinete, Marcelo Pinheiro; secretária da Educação, Dalila Saldanha; de Saúde, Joana Maciel; de Infraestrutura, Manuela Nogueira; de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo; de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome, Elpídio Nogueira; o coordenador das Regionais, Renato Lima; e de Articulação Política, Lúcio Bruno.