Extranet

Para ter acesso a Intranet insira seu usuário e senha do e-mail institucional.

USUÁRIO:

Sair

 

Prefeitura de Fortaleza empossa 22 novos Conselheiros do Comdica

 

A Prefeitura de Fortaleza deu posse aos novos membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) - Biênio 2018/2020, na manhã desta segunda-feira (02/04), no Centro Cultural Belchior. A secretária da Educação, Dalila Saldanha, e a técnica da Educação Infantil, Lara Picanço, foram empossadas como titular e suplente, de forma respectiva. Ao todo, 22 novos conselheiros tomaram posse pelo prefeito em exercício, Salmito Filho. No local, foi realizada, ainda, a eleição para nova diretoria do órgão.

“Desejamos a todos os novos Conselheiros boa sorte nesta missão. Essa é uma temática que interessa muito ao nosso povo. Precisamos buscar a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, porque só assim construiremos uma realidade social melhor e de cultura de paz para todos nós. Desejamos e esperamos que os novos Conselheiros possam continuar cumprindo bem o seu papel, naquilo que compete o Comdica”, afirmou Salmito Filho.

Com a ação, os empossados terão dois anos de mandato e atuarão na garantia integral da defesa dos direitos de crianças e adolescentes de Fortaleza. O Conselho Municipal é representado por 22 entidades, sendo 11 representes do Governo e 11 da Sociedade Civil Organizada. Todos os órgãos possuem dois representantes, um titular e um suplente.

Durante o evento, o colegiado empossado elegeu, por meio de voto, Tânia Gurgel como presidente da instituição; Milena Cid, vice-presidente; e Ana Célia Silvestre, primeira-secretária.

Tânia Gurgel comentou as expectativas de atuação do órgão de defesa neste novo biênio. “Trabalharemos para fazer um bom trabalho com toda a equipe e, principalmente, com as organizações não governamentais. Temos algumas ideias de fazermos, por exemplo, o Comdica nos bairros, ouvirmos o contexto das crianças e adolescentes da cidade de Fortaleza e sairmos com pautas daquele bairro definida pelo órgão. Todos nós aqui temos um objetivo, que é fazer que as crianças de Fortaleza vivam melhor, mais e com pauta positiva para elas”, disse.

Já Alilian Gradela, nova conselheira, compartilhou que espera, juntamente com os membros empossados, contribuir para que as políticas públicas para crianças e adolescentes sejam efetivadas. “Espero que possamos, no coletivo, fazer o controle social dessas políticas, fazer com que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados, que a dignidade deles seja mantida”, declarou.

O Comdica é um órgão colegiado, de caráter permanente e deliberativo, vinculado administrativamente à Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), criado pelo Artigo 267 da Lei Orgânica do Município de Fortaleza, regulamentada pela Lei n° 6729/90. O órgão promove, assegura e defende os direitos da criança e do adolescente para estabelecer diretrizes básicas e normas de proteção integral no Município de Fortaleza.

      

(Com informações do Portal da Prefeitura)